Assinale Os Períodos Cujos Verbos Destacados Estão No Modo Subjuntivo

Reza June 4, 2021
Presente do subjuntivo Verbos

O que é modo subjuntivo?

O modo subjuntivo é um dos três modos verbais existentes na língua portuguesa, juntamente com o modo indicativo e o modo imperativo. Ele é utilizado para expressar uma ação hipotética, duvidosa, incerta, desejada ou esperada. Em outras palavras, o modo subjuntivo é utilizado para expressar possibilidades ou desejos.

Como identificar o modo subjuntivo?

O modo subjuntivo pode ser identificado através da terminação dos verbos. No presente do subjuntivo, por exemplo, os verbos da primeira conjugação terminam em -e, -es, -e, -emos, -eis, -em. Já os verbos da segunda e terceira conjugação terminam em -a, -as, -a, -amos, -ais, -am.

Exemplos de verbos no modo subjuntivo

  • Se eu fosse rico, viajaria pelo mundo.
  • Tomara que ele venha amanhã.
  • É importante que você estude para a prova.
  • Espero que o tempo melhore para o final de semana.

Períodos com verbos no modo subjuntivo

Ao ler um texto, é importante saber identificar o modo subjuntivo, pois ele pode ser utilizado em diversas situações. Abaixo estão alguns períodos com verbos no modo subjuntivo:

1. Tomara que você venha me visitar.

Nesse período, o verbo destacado “venha” está no modo subjuntivo. Ele expressa um desejo ou uma expectativa do locutor, indicando que ele quer que a pessoa visite-o.

2. É importante que você faça exercícios físicos.

Nesse período, o verbo destacado “faça” está no modo subjuntivo. Ele expressa uma necessidade ou uma recomendação, indicando que é importante que a pessoa faça exercícios físicos.

3. Se eu fosse você, não faria isso.

Nesse período, o verbo destacado “fosse” está no modo subjuntivo. Ele expressa uma condição ou uma hipótese, indicando que se a pessoa estivesse na mesma situação do locutor, ela não faria isso.

For more information, please click the button below.

4. Espero que você consiga o emprego.

Nesse período, o verbo destacado “consiga” está no modo subjuntivo. Ele expressa um desejo ou uma expectativa do locutor, indicando que ele espera que a pessoa consiga o emprego.

Conclusão

O modo subjuntivo é um dos modos verbais da língua portuguesa que é utilizado para expressar possibilidades, desejos, necessidades, recomendações, hipóteses, entre outras situações. É importante saber identificar o modo subjuntivo ao ler um texto, pois ele pode estar presente em diversas situações.

FAQs

1. Qual a diferença entre o modo subjuntivo e o modo indicativo?

O modo indicativo é utilizado para expressar certezas, fatos concretos e verdades absolutas. Já o modo subjuntivo é utilizado para expressar possibilidades, desejos, necessidades, recomendações, hipóteses, entre outras situações.

2. O modo subjuntivo é utilizado apenas no presente?

Não, o modo subjuntivo pode ser utilizado em todos os tempos verbais, como no presente, no passado e no futuro.

3. É possível que um verbo esteja no modo subjuntivo e no modo indicativo ao mesmo tempo?

Não, um verbo só pode estar em um modo verbal por vez.

Related video of assinale os períodos cujos verbos destacados estão no modo subjuntivo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait