Assinale O Grupo De Contas Que Pertence Ao Passivo Circulante

Reza April 20, 2022
Ativo circulante contas Sobre a vida no Brasil

O que é Passivo Circulante?

Passivo Circulante é o grupo de contas que representa as obrigações de uma empresa que serão pagas em um curto período de tempo, geralmente dentro de um ano. Essas obrigações incluem dívidas com fornecedores, salários a pagar, impostos a pagar, entre outras.

Grupo de contas que pertence ao Passivo Circulante

O grupo de contas que pertence ao Passivo Circulante são:

  • Fornecedores
  • Obrigações fiscais
  • Obrigações trabalhistas
  • Empréstimos e financiamentos de curto prazo
  • Obrigações diversas

Essas contas representam as obrigações de uma empresa que serão pagas em um curto período de tempo, geralmente dentro de um ano. Vejamos cada uma delas com mais detalhes:

Fornecedores

O grupo de contas de Fornecedores representa as dívidas que a empresa possui com seus fornecedores de matérias-primas, produtos, serviços e outros insumos necessários para a produção ou prestação de serviços. Essas dívidas geralmente possuem prazos de pagamento curtos, geralmente entre 30 e 90 dias, e são classificadas como Passivo Circulante.

Obrigações fiscais

O grupo de contas de Obrigações Fiscais representa as dívidas que a empresa possui com os órgãos governamentais, como impostos, taxas e contribuições sociais. Essas dívidas também possuem prazos de pagamento curtos e são classificadas como Passivo Circulante.

Obrigações trabalhistas

O grupo de contas de Obrigações Trabalhistas representa as dívidas que a empresa possui com seus funcionários, como salários, férias, décimo terceiro salário, entre outros. Essas dívidas também possuem prazos de pagamento curtos e são classificadas como Passivo Circulante.

For more information, please click the button below.

Empréstimos e financiamentos de curto prazo

O grupo de contas de Empréstimos e Financiamentos de Curto Prazo representa as dívidas que a empresa possui com instituições financeiras e outras entidades por empréstimos e financiamentos de curto prazo, que geralmente possuem prazos de pagamento de até um ano. Essas dívidas são classificadas como Passivo Circulante.

Obrigações diversas

O grupo de contas de Obrigações Diversas representa outras obrigações que a empresa possui e que serão pagas em curto prazo, como contas a pagar, adiantamentos de clientes, entre outras. Essas dívidas também são classificadas como Passivo Circulante.

Conclusão

Em resumo, o Passivo Circulante representa as obrigações de uma empresa que serão pagas em curto prazo, geralmente dentro de um ano. As contas que pertencem ao Passivo Circulante são Fornecedores, Obrigações Fiscais, Obrigações Trabalhistas, Empréstimos e Financiamentos de Curto Prazo e Obrigações Diversas. É importante que a empresa tenha um controle efetivo dessas contas para evitar problemas de fluxo de caixa e até mesmo insolvência.

FAQs

1. O que é Passivo Não Circulante?

Passivo Não Circulante é o grupo de contas que representa as obrigações de uma empresa que serão pagas em um prazo superior a um ano, como empréstimos de longo prazo, financiamentos e outros compromissos de longo prazo.

2. Como controlar o Passivo Circulante?

Para controlar o Passivo Circulante, é importante que a empresa tenha um sistema de gestão financeira eficiente, que permita o registro e acompanhamento de todas as contas que compõem esse grupo. É importante que a empresa faça projeções de fluxo de caixa para garantir o pagamento das obrigações dentro dos prazos estabelecidos.

3. O que acontece se a empresa não pagar as obrigações do Passivo Circulante?

Se a empresa não pagar as obrigações do Passivo Circulante, pode ocorrer problemas de fluxo de caixa, inadimplência e até mesmo insolvência. É importante que a empresa tenha um controle efetivo dessas contas para evitar esses problemas.

Related video of assinale o grupo de contas que pertence ao passivo circulante

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait