Assinale A Única Alternativa Que Possui Metonímia

Reza January 28, 2023
Observe O Texto Abaixo E Assinale A única Alternativa Correta EDUCA

Antes de responder à questão proposta, é necessário entender o que é metonímia. A metonímia é uma figura de linguagem que consiste em usar uma palavra ou expressão que, embora não seja apropriada para designar algo, é usada como se fosse, por haver relação entre ambos. Em outras palavras, é uma substituição de um termo por outro, que esteja relacionado de alguma forma.

Por exemplo, ao utilizar a expressão “vestir a camisa” quando se refere a estar comprometido com uma ideia ou projeto, a camisa é usada como uma metonímia para representar a empresa ou causa que se está defendendo.

Com base nesse entendimento, é possível analisar as alternativas apresentadas na questão e identificar qual delas possui a presença da metonímia. São elas:

Alternativa A:

“O céu está tão lindo esta noite que até a lua resolveu dar o ar da sua graça”

Nessa alternativa, a palavra “lua” é usada para se referir ao astro em si, sendo que a lua é apenas um satélite natural que orbita a Terra. No entanto, como a lua é um elemento que faz parte do céu noturno, é comum seu uso como uma metonímia para representar o próprio céu.

Alternativa B:

“Eu adoro ler Machado de Assis”

For more information, please click the button below.

Nessa alternativa, não há presença de metonímia, pois a palavra “Machado de Assis” é utilizada de forma apropriada para se referir ao autor das obras literárias. Não há substituição por outra palavra ou expressão que esteja relacionada.

Alternativa C:

“Ele bebeu o copo todo e pediu mais uma”

Nessa alternativa, também não há presença de metonímia, pois a palavra “copo” é utilizada de forma apropriada para se referir ao objeto utilizado para beber a bebida. Não há substituição por outra palavra ou expressão que esteja relacionada.

Alternativa D:

“A França anunciou hoje que não apoia a proposta de corte de emissão de gases poluentes”

Nessa alternativa, a palavra “França” é usada como uma metonímia para se referir ao governo ou autoridade francesa que tomou a decisão de não apoiar a proposta em questão. É comum o uso de nomes de países, estados ou cidades como metonímia para representar as autoridades ou governos que representam esses locais.

Com isso, é possível concluir que a única alternativa que contém metonímia é a alternativa A:

Conclusão

A metonímia é uma figura de linguagem muito utilizada no nosso cotidiano e pode ser encontrada em diversas situações, desde a literatura até a comunicação oral. É importante compreender o seu uso para entender melhor os significados por trás das palavras e expressões utilizadas.

FAQs

1. Qual é a diferença entre metonímia e metáfora?

A metonímia é uma figura de linguagem que consiste em substituir um termo por outro que esteja relacionado de alguma forma. Já a metáfora é uma figura de linguagem que consiste em fazer uma comparação implícita entre dois elementos diferentes, a fim de criar um novo significado. Ou seja, enquanto a metonímia tem uma relação direta e concreta entre os termos, a metáfora tem uma relação mais abstrata e simbólica.

2. Qual é a importância de compreender as figuras de linguagem?

Compreender as figuras de linguagem é importante porque ajuda a entender melhor os significados por trás das palavras e expressões utilizadas, além de enriquecer a comunicação e torná-la mais eficaz. As figuras de linguagem também são muito utilizadas na literatura e na arte em geral, sendo fundamentais para a construção de sentidos e significados mais complexos.

3. Quais são as outras figuras de linguagem mais comuns?

Além da metonímia e da metáfora, outras figuras de linguagem comuns são a comparação, a hipérbole, a ironia, o eufemismo, o paradoxo, entre outras. Cada uma dessas figuras tem suas particularidades e é utilizada de acordo com o contexto e o objetivo da comunicação.

Related video of assinale a única alternativa que possui metonímia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait