Assinale A Alternativa Que Apresenta Erro De Concordância Verbal

Reza March 30, 2023
Assinale a alternativa em que há ERRO de concordância ver...

Para responder corretamente a esta questão é necessário entender o que é concordância verbal e como ela funciona na língua portuguesa.

O que é concordância verbal?

Concordância verbal é a harmonização do verbo com o sujeito da oração, ou seja, é a adequação do verbo ao número e pessoa do sujeito. Quando o sujeito da oração é singular, o verbo deve estar no singular, e quando o sujeito é plural, o verbo deve estar no plural.

Como identificar os erros de concordância verbal?

Os erros de concordância verbal podem ocorrer por diversos motivos, como por exemplo:

  • Desconhecimento das regras de concordância verbal;
  • Confusão na identificação do sujeito da oração;
  • Ignorância do número do sujeito da oração;
  • Inversão da ordem dos termos da oração.

Para identificar os erros de concordância verbal é necessário prestar atenção ao sujeito da oração e verificar se o verbo está concordando corretamente com ele.

Exemplo de concordância verbal correta

Exemplo: O menino corre na rua.

Neste exemplo, o sujeito da oração é “o menino”, que está no singular, e o verbo “corre” está no singular também, concordando corretamente com o sujeito.

For more information, please click the button below.

Exemplo de erro de concordância verbal

Exemplo: O menino correm na rua.

Neste exemplo, o sujeito da oração é “o menino”, que está no singular, mas o verbo “correm” está no plural, ocorrendo assim um erro de concordância verbal.

Alternativas para análise

Agora que já sabemos o que é concordância verbal e como identificar os erros, vamos analisar as alternativas propostas na questão:

  1. As crianças brincam no parque.
  2. O livro que comprei ontem estão na minha mochila.
  3. Os cachorros latem para a lua.
  4. A menina e sua mãe vai ao cinema.

A alternativa que apresenta erro de concordância verbal é a número 2: “O livro que comprei ontem estão na minha mochila”.

Nesta alternativa, o sujeito da oração é “o livro”, que está no singular, mas o verbo “estão” está no plural, ocorrendo assim um erro de concordância verbal.

Como corrigir o erro de concordância verbal?

Para corrigir o erro de concordância verbal nesta alternativa, basta adequar o verbo ao número do sujeito. Como o sujeito está no singular, o verbo deve estar no singular também:

Correção: O livro que comprei ontem está na minha mochila.

Conclusão

A concordância verbal é uma regra fundamental da língua portuguesa e deve ser aplicada corretamente para que a comunicação seja clara e eficaz. Identificar os erros de concordância verbal é essencial para a escrita e para a compreensão do que está sendo lido. É importante estar atento ao sujeito da oração e adequar o verbo ao número e pessoa dele.

FAQs

1. Os erros de concordância verbal podem ser evitados?

Sim, os erros de concordância verbal podem ser evitados por meio do conhecimento das regras de concordância verbal e da revisão do texto antes da entrega ou publicação.

2. É possível cometer erros de concordância verbal na fala?

Sim, é possível cometer erros de concordância verbal na fala, especialmente quando não se tem o hábito de falar corretamente ou quando se está nervoso ou ansioso.

3. Existe alguma forma de treinar a concordância verbal?

Sim, é possível treinar a concordância verbal por meio de exercícios específicos e da leitura de textos bem escritos. Também é recomendável buscar a ajuda de um professor ou tutor para esclarecer dúvidas e corrigir erros.

Related video of assinale a alternativa que apresenta erro de concordancia verbal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait