Assinale A Alternativa Na Qual O Verbo É Transitivo Indireto

Reza November 3, 2022
assinale a alternativa na qual o verbo é transitivo indireto Brainly

Para responder essa questão, é necessário primeiro entender o que é um verbo transitivo indireto. Um verbo é considerado transitivo indireto quando é acompanhado de um objeto indireto, que é o complemento da frase, mas não recebe diretamente a ação do verbo. Esse complemento é introduzido por uma preposição, como “a”, “de”, “em”, “para”, “com”, entre outras.

Por exemplo:

  • Eu confio em você. (verbo confiar, objeto indireto você, preposição em)
  • Ele gosta de música clássica. (verbo gostar, objeto indireto música clássica, preposição de)
  • Nós conversamos sobre o trabalho. (verbo conversar, objeto indireto o trabalho, preposição sobre)

Agora que sabemos o que é um verbo transitivo indireto, podemos analisar as alternativas da questão:

  1. O menino jogou a bola para o cachorro.
  2. A professora explicou a matéria com clareza.
  3. Meus pais viajaram para a Europa nas férias.
  4. Minha amiga lembrou do meu aniversário.

A primeira alternativa não apresenta um verbo transitivo indireto, pois o verbo jogar é transitivo direto, ou seja, o objeto direto bola recebe diretamente a ação do verbo.

Na segunda alternativa, o verbo explicar é transitivo direto, pois o objeto direto matéria recebe diretamente a ação do verbo. A preposição com é utilizada para introduzir um complemento circunstancial de modo, não sendo um objeto indireto.

A terceira alternativa também não apresenta um verbo transitivo indireto, pois o verbo viajar é intransitivo, não tendo objeto direto ou indireto.

For more information, please click the button below.

Por fim, a quarta alternativa apresenta um verbo transitivo indireto, pois o verbo lembrar é acompanhado do objeto indireto meu aniversário, que não recebe diretamente a ação do verbo. A preposição do é utilizada para introduzir o objeto indireto.

Conclusão

Identificar se um verbo é transitivo indireto pode ser uma tarefa um pouco confusa no início, mas com a prática se torna mais fácil. É importante lembrar que um verbo transitivo indireto sempre será acompanhado de um objeto indireto introduzido por uma preposição.

FAQs

1. Como diferenciar um objeto direto de um objeto indireto?

Um objeto direto é aquele que recebe diretamente a ação do verbo, sem a necessidade de uma preposição. Já o objeto indireto é aquele que é complemento da frase, mas não recebe diretamente a ação do verbo e é introduzido por uma preposição.

2. Todos os verbos transitivos são acompanhados de objetos?

Sim, todos os verbos transitivos são acompanhados de objetos, que podem ser diretos ou indiretos.

3. É possível um verbo ser transitivo direto e indireto ao mesmo tempo?

Sim, isso é possível. Quando um verbo é transitivo direto e indireto, ele é acompanhado de dois objetos, um direto e um indireto. Por exemplo: Eu dei um presente para minha mãe (objeto indireto) e ela abriu o presente (objeto direto).

Related video of assinale a alternativa na qual o verbo é transitivo indireto

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait