Assinale A Alternativa Na Qual Há Inadequação Quanto À Ortografia

Reza December 24, 2021
Assinale A Alternativa Na Qual Há Inadequação Quanto à Ortografia EDUCA

A ortografia é uma das regras fundamentais da língua portuguesa, e é importante que os falantes tenham conhecimento para não cometerem erros de escrita. Por isso, é comum encontrar questões em provas e concursos que verifiquem o conhecimento ortográfico dos candidatos. Nesse sentido, a questão “assinale a alternativa na qual há inadequação quanto à ortografia” é comum e requer atenção na hora de responder.

O que é ortografia?

A ortografia é o conjunto de regras que determina a forma correta de escrever as palavras de uma língua. Na língua portuguesa, por exemplo, a ortografia é baseada no alfabeto latino e tem como regras os princípios da acentuação, pontuação, uso de letras maiúsculas e minúsculas, entre outros.

Como identificar erros ortográficos?

Para identificar erros ortográficos, é necessário conhecer as regras gramaticais e estar atento às exceções e particularidades da língua portuguesa. Algumas dicas para evitar erros de ortografia são:

  • Revisar sempre o texto antes de publicá-lo;
  • Consultar dicionários e gramáticas;
  • Evitar abreviações e gírias em textos formais;
  • Conhecer as regras de acentuação;
  • Observar as regras de concordância e regência;
  • Atentar-se ao uso correto de letras maiúsculas e minúsculas;
  • Evitar erros comuns, como trocar “seção” por “sessão” ou “mais” por “mas”.

Alternativas da questão

Abaixo estão as alternativas da questão “assinale a alternativa na qual há inadequação quanto à ortografia”:

  1. Harmonia, colméia, apoio, jiboia
  2. Assembléia, voo, enjôo, caçarola
  3. Xadrez, enxada, xerife, enxofre
  4. Enxaguante, enxerto, enxame, enxurrada

A resposta correta seria a alternativa 2, pois as palavras “assembleia” e “enjoo” não utilizam mais o acento agudo no “i” e “o”, respectivamente, de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa. As outras alternativas estão corretas em relação à ortografia das palavras apresentadas.

Conclusão

A questão que pede para assinalar a alternativa com erro ortográfico é comum em provas e concursos e exige do candidato conhecimento das regras gramaticais da língua portuguesa. É importante estar sempre atualizado em relação à nova ortografia e revisar os textos antes de publicá-los para evitar erros de escrita.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O que é novo acordo ortográfico?

O novo acordo ortográfico é um conjunto de regras estabelecidas em 1990 com o objetivo de unificar a ortografia da língua portuguesa nos países que a adotam como língua oficial. O acordo entrou em vigor no Brasil em 2009 e em Portugal em 2012.

2. Quais as principais mudanças do novo acordo ortográfico?

O novo acordo ortográfico trouxe algumas mudanças na grafia das palavras, como a eliminação do trema, o uso facultativo do acento agudo em palavras terminadas em “éu” e “ói”, a eliminação do acento circunflexo em alguns casos e a inclusão de algumas letras no alfabeto, como o “k” e o “w”.

3. O que é acento diferencial?

O acento diferencial é um tipo de acento utilizado para diferenciar palavras que possuem a mesma grafia, mas significados diferentes. Por exemplo, a palavra “pára” (verbo parar) é acentuada, enquanto “para” (preposição) não é. Com o novo acordo ortográfico, o acento diferencial foi eliminado em algumas palavras, como “pára” e “pêlo”.

Related video of assinale a alternativa na qual há inadequação quanto à ortografia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait