Assinale A Alternativa Em Que Há Oração Sem Sujeito

Reza September 17, 2021
a única alternativa que possui uma oração sem sujeito

Para compreendermos a questão proposta, é necessário entender o que é uma oração sem sujeito. Na língua portuguesa, uma oração é considerada sem sujeito quando não há um termo que execute a ação verbal (verbo). Isso pode acontecer por diferentes motivos, como:

  • O verbo ser usado como impessoal, indicando uma condição, fenômeno ou tempo atmosférico;
  • A presença de verbos que indicam fenômenos da natureza, como chover, trovejar, nevar, ventar;
  • Verbos que indicam sensações, como doer, parecer, apetecer;
  • Verbos que indicam acontecimentos, como acontecer, ocorrer, sobrevir;
  • Verbos que indicam existência, como haver, existir, ocorrer;
  • Locuções verbais que indicam necessidade, possibilidade ou obrigação, como é necessário, é preciso, é proibido.

Com isso em mente, podemos analisar as alternativas apresentadas e identificar qual delas contém uma oração sem sujeito. São elas:

1. É proibido a entrada de animais no parque

Nessa frase, temos a presença do verbo proibir, que indica uma proibição. Além disso, temos a locução verbal “é proibido”, que indica uma obrigação. Dessa forma, não há um sujeito explícito, pois não há um agente que execute a ação verbal. Portanto, temos uma oração sem sujeito.

2. Choveu muito ontem à noite

Nessa frase, temos a presença do verbo chover, que indica um fenômeno natural. Novamente, não há um sujeito explícito que execute a ação, apenas o fenômeno em si. Portanto, essa é outra oração sem sujeito.

3. As crianças brincam no parque todos os dias

Nessa frase, temos um sujeito explícito, que são as crianças. O verbo brincar indica a ação que elas executam. Dessa forma, não temos uma oração sem sujeito.

4. Está frio hoje de manhã

Nessa frase, temos a presença do verbo estar, que indica uma condição. Não há um sujeito explícito que execute a ação, apenas a condição em si. Portanto, essa é outra oração sem sujeito.

For more information, please click the button below.

5. Eu preciso estudar para a prova

Nessa frase, temos um sujeito explícito, que é o pronome eu. O verbo precisar indica a necessidade que eu tenho de estudar. Dessa forma, não temos uma oração sem sujeito.

6. Há muitos livros na biblioteca

Nessa frase, temos a presença do verbo haver, que indica existência. Não há um sujeito explícito que execute a ação, apenas a existência dos livros na biblioteca. Portanto, essa é outra oração sem sujeito.

Conclusão

Ao analisarmos as alternativas apresentadas, podemos concluir que as orações sem sujeito são aquelas em que não há um termo que execute a ação verbal. Isso pode acontecer por diferentes motivos, como a presença de verbos que indicam fenômenos naturais, sensações, acontecimentos, existência, entre outros. É importante lembrar que, mesmo sem um sujeito explícito, essas orações ainda possuem um verbo e podem desempenhar diferentes funções na frase.

FAQs

1. O que é uma oração?

Uma oração é um conjunto de palavras que possuem um verbo e transmitem uma ideia completa. Elas podem ser classificadas de diferentes formas, como afirmativas, negativas, interrogativas, entre outras.

2. O que é um sujeito?

O sujeito é o termo da oração que executa a ação verbal. Ele pode ser explícito, quando está presente na frase, ou implícito, quando pode ser deduzido pelo contexto.

3. Qual é a importância de entender as orações sem sujeito?

Entender as orações sem sujeito é importante para compreendermos a estrutura e a função das diferentes partes da frase. Além disso, esse conhecimento pode auxiliar na produção de textos mais claros e coesos, já que as orações sem sujeito podem desempenhar diferentes funções na frase.

Related video of assinale a alternativa em que há oração sem sujeito

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait