Resolvendo A Adição De Frações: 4/7 + 2/7

Reza June 27, 2022
Matemática propriedades da adição Atividade de matemática para

Para resolver a adição de duas frações, precisamos encontrar um denominador comum para ambas. Neste caso, as frações já têm o mesmo denominador, que é 7. Portanto, podemos simplesmente somar os numeradores:

4/7 + 2/7 = (4 + 2)/7 = 6/7

Assim, a resposta da adição 4/7 + 2/7 é 6/7.

Explicando a adição de frações

As frações representam partes de um todo, e podemos somá-las para obter uma fração que representa a soma dessas partes. No entanto, para somar frações com denominadores diferentes, precisamos encontrar um denominador comum para ambas, que é um múltiplo comum dos denominadores. Isso permite que as frações sejam escritas em termos do mesmo número de partes iguais e, portanto, possam ser somadas.

No caso de frações com denominadores iguais, podemos simplesmente somar os numeradores e manter o denominador. Essa é a situação que temos na adição 4/7 + 2/7, em que ambas as frações têm o denominador 7.

Encontrando o denominador comum

Quando as frações têm denominadores diferentes, precisamos encontrar um denominador comum para ambas. Isso pode ser feito encontrando o mínimo múltiplo comum (MMC) dos denominadores.

Exemplo:

Vamos considerar a adição de 1/3 + 1/4.

For more information, please click the button below.

Os múltiplos de 3 são:

  • 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36, …

Os múltiplos de 4 são:

  • 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40, 44, …

Podemos ver que o primeiro múltiplo comum dos dois números é 12, portanto podemos reescrever as frações com denominadores 3 e 4 como frações com denominador 12:

1/3 = 4/12 (multiplicamos o numerador e o denominador por 4)

1/4 = 3/12 (multiplicamos o numerador e o denominador por 3)

Agora, podemos somar as frações:

1/3 + 1/4 = 4/12 + 3/12 = 7/12

Conclusão

A adição de frações é uma operação matemática importante que nos permite somar partes de um todo. Para somar frações com denominadores diferentes, precisamos encontrar um denominador comum para ambas, o que pode ser feito encontrando o mínimo múltiplo comum dos denominadores. Quando as frações têm o mesmo denominador, podemos simplesmente somar os numeradores e manter o denominador.

FAQs

1. Como posso simplificar uma fração?

Uma fração pode ser simplificada dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número, desde que esse número seja um fator comum de ambos. Por exemplo, a fração 6/12 pode ser simplificada dividindo o numerador e o denominador por 6, o que resulta em 1/2.

2. Como posso encontrar o mínimo múltiplo comum de dois números?

Para encontrar o mínimo múltiplo comum (MMC) de dois números, podemos listar seus múltiplos e encontrar o menor múltiplo que ambos têm em comum. Por exemplo, o MMC de 3 e 4 é 12, que é o menor múltiplo comum de ambos.

3. Como posso adicionar frações com denominadores diferentes?

Para adicionar frações com denominadores diferentes, precisamos encontrar um denominador comum para ambas, que é um múltiplo comum dos denominadores. Em seguida, podemos reescrever as frações com o denominador comum e somar os numeradores. Por exemplo, para somar 1/3 e 1/4, encontramos o denominador comum 12 e reescrevemos as frações como 4/12 e 3/12, respectivamente. Em seguida, somamos os numeradores 4 e 3, e obtemos a fração 7/12.

Related video of assinale a alternativa com a resposta da adição 4/7+2/7

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait