As Três Peneiras De Sócrates

Reza January 25, 2023
as 3 peneiras de sócrates [8] Quotes links

As três peneiras de Sócrates é um texto que traz uma importante reflexão sobre a fala e a comunicação humana. Sócrates, filósofo grego, criou um método para avaliar a veracidade das informações que são transmitidas de pessoa para pessoa, antes de repassá-las adiante. Segundo ele, antes de falar, é preciso passar pelo crivo de três peneiras, que verificam se o que se está prestes a falar é verdadeiro, bom e útil. Caso contrário, não deve ser dito.

Primeira peneira: A verdade

A primeira peneira de Sócrates é a da verdade. Antes de falar algo, é preciso se certificar de que aquilo que se pretende dizer é verdadeiro. Para isso, é necessário que a pessoa verifique a fonte da informação, se ela tem embasamento, se foi confirmada e se é algo que realmente aconteceu ou é real. Se a informação não passar por essa primeira peneira, não deve ser repassada adiante.

Exemplo:

Imagine que alguém chegue até você e conte que fulano de tal está com uma doença grave e que a informação foi confirmada por uma fonte confiável. Antes de repassar a informação, é preciso verificar se essa fonte confiável realmente existe, se a informação foi confirmada por uma fonte médica, se a pessoa que está contando a informação tem conhecimento de causa e se há outras fontes que confirmam a informação. Se não houver certeza da veracidade da informação, não deve ser repassada adiante.

Segunda peneira: A bondade

A segunda peneira de Sócrates é a da bondade. Depois de verificar se a informação é verdadeira, é preciso avaliar se ela é boa. Ou seja, se traz algo de positivo para as pessoas envolvidas e para a sociedade como um todo. Se a informação não for boa, não deve ser repassada adiante.

Exemplo:

Vamos supor que a mesma pessoa que lhe contou sobre a doença do fulano de tal também fale que a doença é causada por um comportamento inadequado do próprio fulano, que teria sido negligente em relação à saúde. Antes de repassar essa informação, é preciso avaliar se ela é boa. Se não for, ou seja, se não trouxer nenhum benefício para as pessoas envolvidas e para a sociedade, não deve ser repassada adiante.

Terceira peneira: A utilidade

A terceira e última peneira de Sócrates é a da utilidade. Depois de verificar se a informação é verdadeira e boa, é preciso avaliar se ela é útil. Ou seja, se realmente faz diferença para as pessoas envolvidas e se é algo que pode ajudar de alguma forma. Se a informação não for útil, não deve ser repassada adiante.

For more information, please click the button below.

Exemplo:

Imagine agora que a pessoa que lhe contou sobre a doença do fulano de tal também tenha dito que existe um tratamento eficaz para a doença e que a pessoa pode se curar. Antes de repassar essa informação, é preciso avaliar se ela é útil. Se não for, ou seja, se não fizer diferença para as pessoas envolvidas e se não for algo que possa ajudar, não deve ser repassada adiante.

Conclusão

As três peneiras de Sócrates são extremamente importantes para avaliar a veracidade e a relevância das informações que são transmitidas de pessoa para pessoa. Antes de falar, é preciso se certificar de que a informação é verdadeira, boa e útil. Caso contrário, é melhor não dizer nada. Dessa forma, contribuímos para uma comunicação mais saudável e efetiva, que traz benefícios para todos os envolvidos.

FAQs

1. Como posso aplicar as três peneiras de Sócrates no meu dia a dia?

É possível aplicar as três peneiras de Sócrates no dia a dia ao se comunicar com outras pessoas. Antes de repassar uma informação ou falar algo, certifique-se de que ela é verdadeira, boa e útil. Isso ajuda a evitar fofocas, boatos e informações falsas, além de contribuir para uma comunicação mais efetiva e saudável.

2. Como saber se uma informação é verdadeira?

Para saber se uma informação é verdadeira, é preciso verificar a fonte da informação, se ela tem embasamento, se foi confirmada e se é algo que realmente aconteceu ou é real. Se a informação não passar por essa primeira peneira, não deve ser repassada adiante.

3. Por que é importante avaliar se uma informação é boa e útil?

É importante avaliar se uma informação é boa e útil para evitar fofocas, boatos e informações falsas, além de contribuir para uma comunicação mais efetiva e saudável. Além disso, uma informação que não é boa e útil pode causar danos e não trazer nenhum benefício para as pessoas envolvidas e para a sociedade como um todo.

Related video of as três peneiras de sócrates texto

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait