As Proteínas E Peptídeos Sofrem Digestão

Reza August 26, 2021
Pin on

As proteínas e peptídeos são macromoléculas que desempenham várias funções vitais no organismo humano. Eles são encontrados em alimentos como carnes, peixes, ovos, leite e derivados, entre outros. Para que possam ser utilizados pelo organismo, esses nutrientes precisam passar por um processo de digestão.

Processo de Digestão das Proteínas

O processo de digestão das proteínas começa na boca, onde a saliva contém uma enzima chamada de amilase salivar, que atua na digestão dos carboidratos. No entanto, a digestão das proteínas tem início mesmo no estômago.

No estômago, as proteínas são expostas ao ácido clorídrico, que ajuda a desnaturá-las, ou seja, a modificar a sua estrutura tridimensional. Em seguida, a pepsina, uma enzima secretada pelo estômago, quebra as proteínas em peptídeos menores. A pepsina é produzida na forma inativa, conhecida como pepsinogênio, e só é ativada quando entra em contato com o ácido clorídrico.

Após a ação da pepsina, os peptídeos são liberados no intestino delgado, onde são digeridos por outras enzimas, como a tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipeptidase. Essas enzimas são produzidas pelo pâncreas e liberadas no intestino delgado, onde atuam na quebra dos peptídeos em aminoácidos, que são as unidades básicas das proteínas.

Processo de Digestão dos Peptídeos

Os peptídeos são moléculas menores que as proteínas e, portanto, são mais facilmente digeridos pelo organismo. No entanto, eles também precisam passar por um processo de digestão para serem utilizados pelo corpo.

No intestino delgado, os peptídeos são digeridos pelas enzimas produzidas pelo pâncreas, como a tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipeptidase. Essas enzimas quebram os peptídeos em aminoácidos menores, que são absorvidos pelas células intestinais e transportados para o fígado.

For more information, please click the button below.

No fígado, os aminoácidos são utilizados para a síntese de proteínas e outras moléculas importantes para o organismo. Os aminoácidos também podem ser oxidados para produzir energia ou convertidos em glicose ou gordura, dependendo das necessidades energéticas do corpo.

Conclusão

A digestão das proteínas e peptídeos é um processo complexo que envolve várias etapas e enzimas diferentes. A quebra desses nutrientes em aminoácidos é essencial para que possam ser utilizados pelo organismo na síntese de proteínas e outras moléculas importantes. Além disso, os aminoácidos também podem ser oxidados para produzir energia ou convertidos em glicose ou gordura, dependendo das necessidades energéticas do corpo.

FAQs

1. O que são proteínas e peptídeos?

As proteínas e peptídeos são macromoléculas encontradas em alimentos como carnes, peixes, ovos, leite e derivados, entre outros. Elas desempenham várias funções vitais no organismo humano.

2. Qual é o processo de digestão das proteínas?

O processo de digestão das proteínas começa no estômago, onde a pepsina quebra as proteínas em peptídeos menores. Em seguida, no intestino delgado, as enzimas produzidas pelo pâncreas quebram os peptídeos em aminoácidos, que são absorvidos pelas células intestinais e transportados para o fígado.

3. Para que são utilizados os aminoácidos?

Os aminoácidos são utilizados para a síntese de proteínas e outras moléculas importantes para o organismo. Além disso, os aminoácidos também podem ser oxidados para produzir energia ou convertidos em glicose ou gordura, dependendo das necessidades energéticas do corpo.

Related video of as proteinas e peptideos sofrem digestao

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait