As Orações Coordenadas Aditivas Expressam A Ideia De Soma

Reza May 12, 2022
Orações coordenadas

As orações coordenadas aditivas são um tipo de oração coordenada que expressa a ideia de soma. Esse tipo de oração é utilizado quando se deseja unir duas ideias ou informações que, juntas, formam um todo. Ou seja, quando se quer somar algo, seja uma ideia, um fato ou uma informação, usa-se as orações coordenadas aditivas.

O que são orações coordenadas?

Antes de entendermos melhor o que são as orações coordenadas aditivas, é importante entendermos o que são as orações coordenadas. As orações coordenadas são aquelas que possuem sentido completo, ou seja, que podem ser usadas independentemente em uma frase. Elas são unidas por conjunções coordenativas, que são palavras que unem duas orações, como “e”, “mas”, “porém”, “todavia”, “logo”, entre outras.

As orações coordenadas podem ser classificadas em diferentes tipos, de acordo com a relação que estabelecem entre si. São elas:

  • Orações coordenadas aditivas
  • Orações coordenadas adversativas
  • Orações coordenadas alternativas
  • Orações coordenadas explicativas
  • Orações coordenadas conclusivas

O que são orações coordenadas aditivas?

As orações coordenadas aditivas são aquelas que expressam a ideia de soma, ou seja, que unem duas ideias ou informações que, juntas, formam um todo. Elas são unidas pela conjunção coordenativa “e”, que é a principal palavra utilizada nesse tipo de oração. Além de “e”, outras conjunções coordenativas aditivas podem ser utilizadas, como “nem”, “não só… mas também”, “bem como”, “assim como”, entre outras.

As orações coordenadas aditivas podem ser utilizadas em diferentes contextos e situações, como na elaboração de textos, na comunicação oral, na elaboração de relatórios, entre outros. Sua principal função é somar informações, ideias e fatos, para que o leitor ou ouvinte tenha uma visão mais completa e abrangente do assunto tratado.

Exemplos de orações coordenadas aditivas

Para entendermos melhor como as orações coordenadas aditivas funcionam na prática, vamos ver alguns exemplos:

For more information, please click the button below.
  • Eu gosto de estudar português e matemática. (aqui, as orações coordenadas aditivas “eu gosto de estudar português” e “eu gosto de estudar matemática” são unidas pela conjunção “e”, expressando a ideia de soma. Ou seja, o autor gosta de estudar as duas matérias)
  • Ele não só é inteligente, mas também é muito simpático. (aqui, as orações coordenadas aditivas “ele é inteligente” e “ele é muito simpático” são unidas pela conjunção “não só… mas também”, expressando a ideia de soma. Ou seja, o autor quer destacar duas qualidades positivas da pessoa mencionada)
  • Ela trabalha muito bem, bem como sua equipe. (aqui, as orações coordenadas aditivas “ela trabalha muito bem” e “sua equipe trabalha muito bem” são unidas pela conjunção “bem como”, expressando a ideia de soma. Ou seja, o autor quer destacar que tanto a pessoa mencionada quanto sua equipe trabalham de forma eficiente)

Quando usar as orações coordenadas aditivas?

As orações coordenadas aditivas devem ser utilizadas sempre que se desejar somar informações, ideias ou fatos. Alguns exemplos de situações em que as orações coordenadas aditivas podem ser utilizadas são:

  • Elaboração de relatórios, para somar informações e dados relevantes sobre um tema
  • Criação de textos dissertativos, para apresentar argumentos e somar ideias sobre um assunto específico
  • Comunicação oral, para apresentar resultados, dados ou informações relevantes sobre um projeto ou trabalho
  • Elaboração de artigos científicos, para somar informações e dados de diferentes fontes e autores, e apresentá-los de forma clara e objetiva

Quais são as conjunções coordenativas aditivas mais utilizadas?

As conjunções coordenativas aditivas mais utilizadas são:

  • E
  • Nem
  • Não só… mas também
  • Bem como
  • Assim como
  • Além disso
  • Também
  • Inclusive

É importante lembrar que o uso de cada conjunção coordenativa aditiva depende do contexto e da intenção do autor. Algumas conjunções podem ser mais adequadas em determinadas situações do que outras.

Conclusão

As orações coordenadas aditivas são um tipo de oração coordenada que expressa a ideia de soma. Elas são utilizadas para unir duas ideias ou informações que, juntas, formam um todo. As orações coordenadas aditivas são unidas pela conjunção coordenativa “e”, mas outras conjunções coordenativas aditivas também podem ser utilizadas. As orações coordenadas aditivas são muito úteis na elaboração de textos, na comunicação oral e na elaboração de relatórios e artigos científicos, entre outros. É importante lembrar que o uso adequado das orações coordenadas aditivas depende do contexto e da intenção do autor.

FAQs

1. O que são orações coordenadas?

As orações coordenadas são aquelas que possuem sentido completo, ou seja, que podem ser usadas independentemente em uma frase. Elas são unidas por conjunções coordenativas, que são palavras que unem duas orações, como “e”, “mas”, “porém”, “todavia”, “logo”, entre outras.

2. Como as orações coordenadas aditivas podem ser utilizadas na comunicação oral?

As orações coordenadas aditivas podem ser utilizadas na comunicação oral para apresentar resultados, dados ou informações relevantes sobre um projeto ou trabalho. Elas podem ser usadas para somar informações, ideias ou fatos, e apresentá-los de forma clara e objetiva.

3. Quais são as outras conjunções coordenativas além de “e” que podem ser utilizadas em orações coordenadas aditivas?

Além de “e”, outras conjunções coordenativas aditivas que podem ser utilizadas em orações coordenadas aditivas são: “nem”, “não só… mas também”, “bem como”, “assim como”, “além disso”, “também” e “inclusive”.

Related video of as orações coordenadas aditivas expressam a ideia de soma

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait