As Enzimas Digestivas Que Agem Sobre Os Carboidratos Atuam

Reza June 13, 2022
¿Sabes qué son las enzimas digestivas y la importancia que tienen en

As enzimas digestivas são proteínas que têm como função acelerar as reações químicas que ocorrem no processo de digestão dos alimentos. Essas enzimas são produzidas pelo nosso corpo e estão presentes em diferentes partes do sistema digestório, como a boca, o estômago, o pâncreas e o intestino.

Enzimas digestivas que agem sobre os carboidratos

Os carboidratos são macronutrientes presentes em diversos alimentos, como pães, massas, arroz, frutas, legumes, entre outros. A digestão dos carboidratos começa na boca, onde a enzima amilase salivar é secretada pelas glândulas salivares e começa a quebrar os carboidratos em moléculas menores, como a maltose e a dextrina.

Após a passagem pelo esôfago, os alimentos chegam ao estômago, onde a ação da amilase salivar é interrompida devido ao pH ácido do estômago. No entanto, o estômago secreta outra enzima responsável pela digestão dos carboidratos, a amilase gástrica. Essa enzima é produzida pelas células da mucosa gástrica e atua na quebra dos carboidratos em moléculas menores.

Após a passagem pelo estômago, os alimentos chegam ao intestino delgado, onde os carboidratos são completamente digeridos. Nessa fase, as células da mucosa intestinal produzem diversas enzimas digestivas, como a sacarase, a lactase, a maltase e a isomaltase. Cada uma dessas enzimas é responsável por quebrar um tipo específico de carboidrato em moléculas menores, como a glicose, a frutose e a galactose.

Atuação das enzimas digestivas

Cada enzima digestiva tem uma função específica na digestão dos carboidratos. Veja a seguir como cada uma dessas enzimas atua no processo digestivo:

  • Amilase salivar: atua na quebra dos carboidratos em moléculas menores na boca;
  • Amilase gástrica: atua na quebra dos carboidratos em moléculas menores no estômago;
  • Sacarase: quebra a sacarose em glicose e frutose;
  • Lactase: quebra a lactose em glicose e galactose;
  • Maltase: quebra a maltose em duas moléculas de glicose;
  • Isomaltase: quebra a isomaltose em glicose e frutose.

Após a digestão dos carboidratos, as moléculas menores são absorvidas pelas células da mucosa intestinal e transportadas para o fígado através da veia porta. No fígado, essas moléculas são processadas e armazenadas como glicogênio ou liberadas na corrente sanguínea para serem utilizadas como fonte de energia pelas células do corpo.

For more information, please click the button below.

Conclusão

As enzimas digestivas que agem sobre os carboidratos são fundamentais para a digestão e absorção desses nutrientes pelo nosso organismo. Cada enzima tem uma função específica na quebra dos carboidratos em moléculas menores, permitindo que sejam absorvidos pelas células da mucosa intestinal e transportados para o fígado para serem processados e utilizados como fonte de energia.

FAQs

1. O que acontece se não produzimos uma determinada enzima digestiva?

Se o nosso organismo não produz uma determinada enzima digestiva, a digestão dos carboidratos pode ser comprometida. Por exemplo, se não produzimos lactase, não conseguimos digerir a lactose presente no leite e seus derivados, o que pode causar desconforto abdominal, diarreia e outros sintomas.

2. Como a falta de carboidratos pode afetar o organismo?

A falta de carboidratos pode afetar o organismo de diversas formas, já que eles são uma importante fonte de energia para o corpo. Se não consumimos carboidratos suficientes, o corpo pode entrar em estado de cetose, que é quando ele começa a quebrar gorduras para gerar energia. Esse processo pode gerar substâncias tóxicas para o organismo e causar sintomas como fadiga, tontura, náusea e mau hálito.

3. Como a digestão dos carboidratos pode afetar o índice glicêmico?

A digestão dos carboidratos pode afetar o índice glicêmico, que é a medida da velocidade com que a glicose é absorvida pelo organismo após a ingestão de um alimento. Alimentos ricos em carboidratos simples, como açúcar e doces, são digeridos rapidamente e têm um alto índice glicêmico, o que pode causar picos de glicose no sangue e aumentar o risco de doenças como diabetes e obesidade.

Related video of as enzimas digestivas que agem sobre os carboidratos atuam

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait