As Células Musculares São Diferentes Das Células Nervosas Porque

Reza September 30, 2022
Cartaz Informativo Das Células Musculares Ilustração do Vetor

As células musculares e as células nervosas são dois tipos de células muito importantes no corpo humano. Ambas têm funções específicas e diferentes estruturas que as permitem desempenhar essas funções. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre as células musculares e nervosas e entender por que elas são tão diferentes.

Células musculares

As células musculares são células especializadas que se contraem para produzir movimento. Existem três tipos diferentes de células musculares no corpo:

  • Células musculares lisas
  • Células musculares cardíacas
  • Células musculares esqueléticas

Cada um desses tipos de células musculares tem uma estrutura e função únicas, mas todas compartilham algumas características em comum.

As células musculares são longas e finas, com muitas fibras contráteis chamadas miofibrilas. Essas miofibrilas contêm proteínas contráteis chamadas actina e miosina, que se deslizam umas sobre as outras para produzir a contração muscular.

As células musculares também têm muitas mitocôndrias, que fornecem energia para a contração muscular. Elas também têm um grande número de núcleos, o que ajuda a fornecer energia e nutrição para as miofibrilas.

Células nervosas

As células nervosas, também chamadas de neurônios, transmitem sinais elétricos e químicos pelo corpo. Elas são responsáveis pela comunicação entre o cérebro e outras partes do corpo.

For more information, please click the button below.

Os neurônios têm uma estrutura única que lhes permite transmitir sinais elétricos. Eles têm um corpo celular, que contém o núcleo da célula, e muitas fibras chamadas dendritos e axônios.

Os dendritos são responsáveis por receber sinais de outras células nervosas, enquanto os axônios transmitem sinais para outras células nervosas ou para outras partes do corpo, como os músculos ou glândulas.

Os neurônios também têm muitas mitocôndrias, que fornecem energia para a transmissão de sinais elétricos. Eles também têm uma grande quantidade de proteínas transportadoras, que são responsáveis por transportar neurotransmissores, substâncias químicas que ajudam a transmitir sinais elétricos entre as células nervosas.

Diferenças entre células musculares e nervosas

Embora as células musculares e nervosas tenham algumas semelhanças, elas são muito diferentes em termos de estrutura e função. Aqui estão algumas das principais diferenças entre esses tipos de células:

Estrutura

As células musculares são longas e finas, com muitas fibras contráteis chamadas miofibrilas. Elas também têm muitas mitocôndrias e um grande número de núcleos. As células nervosas têm um corpo celular, dendritos e axônios. Elas têm muitas mitocôndrias e proteínas transportadoras, mas geralmente têm apenas um núcleo.

Função

As células musculares são responsáveis pela contração muscular, que permite o movimento do corpo. Elas são encontradas nos músculos lisos, cardíacos e esqueléticos. As células nervosas são responsáveis pela transmissão de sinais elétricos e químicos pelo corpo. Elas são encontradas no cérebro, medula espinhal e nervos periféricos.

Comunicação

As células musculares não têm a capacidade de se comunicar diretamente umas com as outras. Em vez disso, elas são controladas pelo sistema nervoso, que envia sinais para as células musculares através de neurônios. As células nervosas podem se comunicar diretamente umas com as outras através de sinapses, onde os neurotransmissores são liberados para transmitir sinais de uma célula nervosa para outra.

Conclusão

As células musculares e as células nervosas são dois tipos de células muito diferentes em termos de estrutura e função. As células musculares são responsáveis pela contração muscular, enquanto as células nervosas são responsáveis pela transmissão de sinais elétricos e químicos pelo corpo. Embora esses tipos de células compartilhem algumas semelhanças, como muitas mitocôndrias e a capacidade de produzir proteínas, suas diferenças estruturais e funcionais são fundamentais para a compreensão da biologia do corpo humano.

FAQs

1. As células musculares podem se comunicar diretamente umas com as outras?

Não, as células musculares não têm a capacidade de se comunicar diretamente umas com as outras. Elas são controladas pelo sistema nervoso, que envia sinais para as células musculares através de neurônios.

2. O que são neurotransmissores?

Neurotransmissores são substâncias químicas que ajudam a transmitir sinais elétricos entre as células nervosas. Eles são liberados pelas células nervosas em sinapses, onde se ligam a receptores em outras células nervosas para transmitir sinais elétricos.

3. O que são células musculares lisas?

Células musculares lisas são células musculares encontradas em órgãos internos, como o estômago e os intestinos. Elas são responsáveis por produzir movimentos involuntários desses órgãos, como a contração do estômago durante a digestão.

Related video of as células musculares são diferentes das células nervosas porque

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait