Aponte A Alternativa Cuja Frase Não Seja Oracional

Reza February 23, 2023
Aponte a alternativa cuja frase não seja oracional A) O mal com o bem

Para entender qual é a alternativa que não é oracional, primeiro precisamos entender o que é uma frase oracional. Uma frase oracional é um conjunto de palavras organizadas de forma a transmitir uma ideia completa e que possua um verbo conjugado. Em outras palavras, uma frase oracional é aquela que possui sujeito e predicado.

Exemplo de frase oracional

Para exemplificar, vamos analisar a seguinte frase:

Eu gosto de chocolate quente.

Nessa frase, temos o sujeito “eu” e o predicado “gosto de chocolate quente”. Além disso, a frase possui um verbo conjugado, que é o verbo “gosto”. Portanto, podemos afirmar que essa é uma frase oracional.

Alternativas

Agora que já sabemos o que é uma frase oracional, vamos analisar as alternativas e identificar qual delas não é uma frase oracional.

Alternativa A: O livro que eu li ontem à noite era muito interessante.

Nessa alternativa, temos o sujeito “o livro que eu li ontem à noite” e o predicado “era muito interessante”. Além disso, a frase possui um verbo conjugado, que é o verbo “era”. Portanto, podemos afirmar que essa é uma frase oracional.

For more information, please click the button below.

Alternativa B: Fui ao cinema com meus amigos na sexta-feira passada.

Nessa alternativa, temos o sujeito “eu” e o predicado “fui ao cinema com meus amigos na sexta-feira passada”. Além disso, a frase possui um verbo conjugado, que é o verbo “fui”. Portanto, podemos afirmar que essa é uma frase oracional.

Alternativa C: Comprei um presente para minha mãe.

Nessa alternativa, temos o sujeito “eu” e o predicado “comprei um presente para minha mãe”. Além disso, a frase possui um verbo conjugado, que é o verbo “comprei”. Portanto, podemos afirmar que essa é uma frase oracional.

Alternativa D: Verde e amarelo são as cores da bandeira do Brasil.

Nessa alternativa, temos o sujeito implícito “as cores da bandeira do Brasil” e o predicado “verde e amarelo são”. Além disso, a frase possui um verbo conjugado, que é o verbo “são”. Portanto, podemos afirmar que essa é uma frase oracional.

Alternativa E: Azul.

Nessa alternativa, temos apenas uma palavra, que é “azul”. Não há sujeito, predicado ou verbo conjugado. Portanto, podemos afirmar que essa não é uma frase oracional.

Conclusão

Identificar uma frase oracional é importante para a compreensão da língua portuguesa e para a produção de textos corretos gramaticalmente. Nesse exercício, aprendemos que uma frase oracional é aquela que possui sujeito, predicado e verbo conjugado. Além disso, identificamos que a alternativa que não é oracional é a letra E, que possui apenas uma palavra sem sujeito, predicado ou verbo conjugado.

FAQs

1. O que é uma frase oracional?

Uma frase oracional é um conjunto de palavras organizadas de forma a transmitir uma ideia completa e que possua um verbo conjugado. Em outras palavras, uma frase oracional é aquela que possui sujeito e predicado.

2. Por que é importante identificar uma frase oracional?

Identificar uma frase oracional é importante para a compreensão da língua portuguesa e para a produção de textos corretos gramaticalmente. Quando sabemos o que é uma frase oracional, podemos estruturar melhor nossas ideias e transmiti-las de forma mais clara e objetiva.

3. Como posso identificar uma frase oracional?

Para identificar uma frase oracional, é preciso verificar se ela possui sujeito, predicado e verbo conjugado. Se a frase preencher esses requisitos, então ela é uma frase oracional.

Related video of aponte a alternativa cuja frase não seja oracional

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait