Alugam Se Ou Aluga Se: Qual É O Correto?

Reza June 14, 2021
Cartaz De Aluga Se EDUCA

Alugam-se ou aluga-se são duas formas gramaticais utilizadas para indicar a disponibilidade de um imóvel para locação. Ambas estão corretas, mas devem ser utilizadas em contextos diferentes.

Alugam-se

A forma verbal “alugam-se” é utilizada quando o sujeito da frase é plural, ou seja, quando se trata de mais de um imóvel disponível para locação. Por exemplo:

  • Alugam-se apartamentos;
  • Alugam-se casas;
  • Alugam-se salas comerciais.

Observe que em todos os exemplos acima, o sujeito da frase é plural, indicando que existem mais de um imóvel disponível para locação.

Aluga-se

A forma verbal “aluga-se” é utilizada quando o sujeito da frase é singular, ou seja, quando se trata de apenas um imóvel disponível para locação. Por exemplo:

  • Aluga-se um apartamento;
  • Aluga-se uma casa;
  • Aluga-se uma sala comercial.

Observe que em todos os exemplos acima, o sujeito da frase é singular, indicando que existe apenas um imóvel disponível para locação.

Quando utilizar cada forma verbal?

Para saber qual forma verbal utilizar, é necessário analisar a quantidade de imóveis disponíveis para locação. Se houver mais de um imóvel, deve-se utilizar a forma verbal “alugam-se”. Já se houver apenas um imóvel, deve-se utilizar a forma verbal “aluga-se”.

For more information, please click the button below.

Exemplos de uso correto

  • Alugam-se três apartamentos no centro da cidade;
  • Aluga-se uma casa na praia;
  • Aluga-se uma sala comercial no centro empresarial.

Exemplos de uso incorreto

  • Alugam-se um apartamento no centro da cidade;
  • Aluga-se três casas na praia;
  • Alugam-se uma sala comercial no centro empresarial.

Nos exemplos acima, houve erro na concordância verbal, pois a forma verbal utilizada não condiz com a quantidade de imóveis disponíveis para locação.

Conclusão

Em resumo, “alugam-se” e “aluga-se” são formas gramaticais corretas e devem ser utilizadas de acordo com a quantidade de imóveis disponíveis para locação. É importante estar atento à concordância verbal para evitar erros gramaticais.

FAQs

1. Qual é a diferença entre “alugam-se” e “aluga-se”?

A diferença entre “alugam-se” e “aluga-se” está na concordância verbal. “Alugam-se” é utilizado quando o sujeito da frase é plural, indicando que existem mais de um imóvel disponível para locação. Já “aluga-se” é utilizado quando o sujeito da frase é singular, indicando que existe apenas um imóvel disponível para locação.

2. Posso utilizar “alugam-se” mesmo que haja apenas um imóvel disponível para locação?

Não, é importante utilizar a forma verbal correta de acordo com a quantidade de imóveis disponíveis para locação. Utilizar “alugam-se” quando há apenas um imóvel disponível pode gerar erros gramaticais.

3. Qual é a importância da concordância verbal em “alugam-se” e “aluga-se”?

A concordância verbal é importante para que a frase esteja correta gramaticalmente. Utilizar a forma verbal errada pode gerar erros de concordância e prejudicar a compreensão da mensagem.

Related video of alugam se ou aluga se

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait