Algumas Palavras Da Língua Portuguesa São Formadas Pelo Prefixo Des

Reza July 16, 2021
Pin de AETGFUSIRG em Estudos Dicas de portugues, Palavras para

O prefixo “des” é um dos mais utilizados na língua portuguesa. Ele é responsável por dar o sentido de negação, inversão ou afastamento a muitas palavras que utilizamos no nosso dia a dia. Dessa forma, é possível criar novos vocábulos a partir de palavras já existentes, ampliando o vocabulário e permitindo a comunicação de forma mais precisa.

O que é um prefixo?

Antes de entendermos melhor o prefixo “des”, é importante sabermos o que é um prefixo. Na língua portuguesa, um prefixo é uma partícula que antecede uma palavra e que tem a função de modificar ou intensificar o seu significado. Os prefixos podem ser de origem latina, grega, anglo-saxônica, entre outras, e desempenham um papel fundamental na formação de novas palavras.

Como funciona o prefixo “des”?

O prefixo “des” é de origem latina e é utilizado para indicar negação, inversão ou afastamento. Quando adicionado a uma palavra, ele modifica o seu significado, criando uma nova palavra com sentido diferente. Veja alguns exemplos:

  • feliz – desfeliz
  • organizado – desorganizado
  • montar – desmontar
  • coberto – descoberto
  • construir – destruir

Observe que, ao adicionar o prefixo “des”, a palavra original ganha um novo sentido. No primeiro exemplo, a palavra “feliz” passa a significar o oposto de feliz, ou seja, infeliz. No segundo exemplo, a palavra “organizado” passa a significar o oposto de organizado, ou seja, bagunçado. No terceiro exemplo, a palavra “montar” passa a significar o oposto de montar, ou seja, desmontar. No quarto exemplo, a palavra “coberto” passa a significar o oposto de coberto, ou seja, descoberto. No quinto exemplo, a palavra “construir” passa a significar o oposto de construir, ou seja, destruir.

Outros exemplos de palavras formadas pelo prefixo “des”

O prefixo “des” é utilizado em muitas outras palavras da língua portuguesa. Veja alguns exemplos:

  • desafeto
  • desagradável
  • descanso
  • desconto
  • desculpa
  • desempregado
  • desistir
  • desobedecer
  • desonesto
  • desprezo

Observe que todas essas palavras são formadas pelo prefixo “des”, que confere a elas um novo sentido.

For more information, please click the button below.

Por que é importante conhecer as palavras formadas pelo prefixo “des”?

Conhecer as palavras formadas pelo prefixo “des” é importante porque amplia o nosso vocabulário e nos permite comunicar de forma mais precisa. Além disso, muitas das palavras formadas pelo prefixo “des” são de uso comum no nosso dia a dia, tanto na linguagem oral quanto na escrita. Portanto, é fundamental saber o significado dessas palavras para que possamos entendê-las e utilizá-las corretamente.

Conclusão

O prefixo “des” é um dos mais úteis e utilizados na língua portuguesa. Ele é capaz de modificar o significado de uma palavra, conferindo a ela um sentido de negação, inversão ou afastamento. Conhecer as palavras formadas pelo prefixo “des” é importante para ampliar o nosso vocabulário e nos comunicarmos de forma mais precisa.

FAQs

1. Todas as palavras que têm o prefixo “des” têm o mesmo sentido?

Não. Embora o prefixo “des” tenha a função de negação, inversão ou afastamento, o sentido das palavras formadas por ele pode variar bastante. Por exemplo, a palavra “descanso” tem um sentido diferente da palavra “desconto”. É importante entender o contexto em que a palavra é utilizada para compreender o seu significado.

2. É possível formar novas palavras com o prefixo “des”?

Sim. É possível utilizar o prefixo “des” para formar novas palavras a partir de outras já existentes na língua portuguesa. Basta acrescentar o prefixo à palavra original e verificar se o novo sentido faz sentido no contexto em que a palavra será utilizada.

3. O prefixo “des” é utilizado apenas na língua portuguesa?

Não. O prefixo “des” é utilizado em várias outras línguas, como o espanhol, o francês e o italiano. Em cada língua, o prefixo pode ter uma variação de sentido ou de uso, mas a sua função básica de negação, inversão ou afastamento é comum a todas elas.

Related video of algumas palavras da língua portuguesa são formadas pelo prefixo des

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait