Água Mole Em Pedra Dura Tanto Bate Até Que Fura Significado

Reza February 27, 2022
Fotonovela Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura! YouTube

A expressão popular “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” é muito utilizada no Brasil para descrever uma situação em que uma pessoa persiste e insiste até conseguir alcançar seus objetivos, mesmo que isso signifique enfrentar dificuldades ou obstáculos no caminho.

Origem da expressão

A origem da expressão é incerta, mas acredita-se que tenha surgido a partir de um provérbio latino que dizia “gutta cavat lapidem, non vi sed saepe cadendo”, que significa “a gota fura a pedra, não pela força, mas pela frequência com que cai”.

Essa frase foi adaptada ao longo do tempo e acabou se transformando na conhecida expressão popular brasileira “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, que passou a ser utilizada para representar a ideia de que a persistência e a insistência são fundamentais para alcançar objetivos difíceis.

Significado da expressão

O significado da expressão “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” é que, mesmo que algo pareça difícil ou impossível de ser alcançado, se uma pessoa persistir com determinação e não desistir facilmente, ela conseguirá atingir seus objetivos.

Assim como a água, que pode parecer fraca e inofensiva, mas que com o tempo pode causar grandes mudanças na superfície das pedras, a persistência pode levar a grandes conquistas, mesmo que elas pareçam impossíveis a princípio.

Exemplos de uso

Existem diversas situações em que a expressão “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” pode ser aplicada. Algumas delas incluem:

For more information, please click the button below.
  • Um estudante que está se preparando para um vestibular difícil e que precisa estudar por horas todos os dias, mesmo que isso signifique abrir mão de outras atividades;
  • Um empreendedor que está tentando lançar um novo negócio e que precisa persistir com determinação mesmo diante de obstáculos e fracassos;
  • Um atleta que está se preparando para uma competição importante e que precisa treinar duro todos os dias, mesmo que isso signifique enfrentar dores e lesões;
  • Uma pessoa que está tentando superar uma doença ou um problema de saúde e que precisa manter a persistência e a determinação mesmo diante de dificuldades;
  • Um artista que está tentando fazer sucesso em sua carreira e que precisa continuar produzindo mesmo que suas obras não sejam reconhecidas de imediato.

Conclusão

A expressão “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” representa a ideia de que a persistência e a determinação são fundamentais para alcançar objetivos difíceis. Mesmo que algo pareça impossível a princípio, se uma pessoa persistir com determinação e não desistir facilmente, ela conseguirá atingir seus objetivos. Essa expressão pode ser aplicada em diversas situações da vida e serve como um lembrete de que é preciso continuar lutando mesmo diante de obstáculos e dificuldades.

FAQs

O que significa a expressão “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”?

A expressão significa que, mesmo que algo pareça difícil ou impossível de ser alcançado, se uma pessoa persistir com determinação e não desistir facilmente, ela conseguirá atingir seus objetivos.

Qual é a origem da expressão “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”?

A origem da expressão é incerta, mas acredita-se que tenha surgido a partir de um provérbio latino que dizia “gutta cavat lapidem, non vi sed saepe cadendo”, que significa “a gota fura a pedra, não pela força, mas pela frequência com que cai”.

Em que situações a expressão “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” pode ser aplicada?

A expressão pode ser aplicada em diversas situações da vida, como por exemplo: estudar para um vestibular difícil, lançar um novo negócio, treinar para uma competição importante, superar uma doença ou um problema de saúde, fazer sucesso em uma carreira artística, entre outras.

Related video of agua mole em pedra dura tanto ate que fura significado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait