Abraão, Isaque E O Moriá

Reza July 23, 2022
A Test of Faith — Watchtower ONLINE LIBRARY

A história de Abraão, Isaque e o Moriá é uma das mais conhecidas e importantes da Bíblia. Ela está presente no livro de Gênesis, capítulo 22, e é um relato de fé, obediência e sacrifício.

Abraão

Abraão é considerado um dos principais patriarcas do Antigo Testamento. Ele viveu por volta de 2000 a.C., na região da Mesopotâmia, atualmente conhecida como Iraque. Abraão foi escolhido por Deus para ser o pai de uma grande nação e, por isso, deixou sua terra e sua parentela para seguir a vontade divina.

Abraão teve muitas provações em sua vida, mas sempre manteve sua fé em Deus. Ele é conhecido como um homem justo e temente a Deus, e é um exemplo de perseverança e obediência.

Isaque

Isaque foi o filho de Abraão com sua esposa Sara. Ele nasceu quando seus pais já eram idosos e sua chegada foi um milagre divino. Isaque foi escolhido por Deus para ser o herdeiro da promessa feita a Abraão, de que sua descendência seria numerosa e abençoada.

Isaque cresceu na fé de seu pai e também foi um homem temente a Deus. Ele se casou com Rebeca e teve dois filhos, Jacó e Esaú.

Moriá

Moriá era um monte localizado em Jerusalém, onde posteriormente seria construído o Templo de Salomão. Na época de Abraão, porém, não havia nenhum templo ali e o monte era apenas um lugar deserto.

For more information, please click the button below.

Foi nesse lugar que Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque. Essa foi uma das maiores provas de fé que Abraão enfrentou em sua vida, pois Isaque era o filho da promessa, o herdeiro da aliança divina.

O sacrifício de Isaque

Deus pediu a Abraão que levasse seu filho Isaque até o monte Moriá e o sacrificasse como holocausto. Abraão obedeceu prontamente e partiu com seu filho, levando também madeira e fogo para o sacrifício.

No caminho, Isaque perguntou a seu pai onde estava o cordeiro para o sacrifício e Abraão respondeu que Deus proveria um cordeiro. Quando chegaram ao monte Moriá, Abraão construiu um altar, colocou a madeira e amarrou seu filho sobre ela.

Nesse momento, um anjo do Senhor apareceu a Abraão e o impediu de sacrificar Isaque. O anjo disse que Abraão havia provado sua fé e obediência a Deus e que, por isso, seria abençoado.

Abraão então viu um carneiro preso pelos chifres em um espinheiro próximo e o ofereceu como sacrifício em lugar de seu filho. Ele chamou aquele lugar de “O Senhor Proverá”, pois Deus havia providenciado um cordeiro para o sacrifício.

Significado da história

A história de Abraão, Isaque e o Moriá é uma história de fé, obediência e sacrifício. Ela mostra que Deus prova e purifica a fé de seus servos, mas também demonstra seu amor e misericórdia.

Abraão foi capaz de sacrificar seu filho porque confiava plenamente em Deus e sabia que Ele tinha um propósito maior. Ele foi abençoado por sua obediência e sua fé, e se tornou um exemplo para todos os que o seguem.

Além disso, a história também aponta para um sacrifício maior, o de Jesus Cristo na cruz. Assim como Abraão sacrificou seu filho Isaque, Deus sacrificou seu próprio filho para nos salvar. O sacrifício de Jesus é a maior prova do amor e da misericórdia de Deus para conosco.

FAQs

1. Por que Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho?

Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho como uma prova de sua fé e obediência. Ele queria saber se Abraão confiava plenamente em sua vontade e se estava disposto a obedecê-la, mesmo que isso lhe custasse muito.

2. Por que Deus impediu Abraão de sacrificar Isaque?

Deus impediu Abraão de sacrificar Isaque porque ele havia provado sua fé e obediência. Deus não queria que Abraão perdesse seu filho, mas sim que ele entendesse o propósito da prova e confiasse ainda mais em sua vontade.

3. Qual é a lição que podemos aprender com a história de Abraão, Isaque e o Moriá?

A história de Abraão, Isaque e o Moriá nos ensina a confiar plenamente em Deus e a estar dispostos a obedecê-lo, mesmo que isso nos custe muito. Ela também nos mostra que Deus é misericordioso e amoroso, e que sempre nos proverá o que precisamos. Além disso, a história aponta para o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, que é a maior prova do amor e da misericórdia de Deus para conosco.

Conclusão

A história de Abraão, Isaque e o Moriá é uma das mais importantes da Bíblia e nos ensina muitas lições valiosas. Ela mostra que Deus prova e purifica a fé de seus servos, mas também demonstra seu amor e misericórdia. Além disso, a história aponta para o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, que é a maior prova do amor e da misericórdia de Deus para conosco. Que possamos seguir o exemplo de Abraão e confiar plenamente em Deus, obedecendo sua vontade em todos os momentos de nossa vida.

Related video of abraão isaque e o moriá

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait