A Remoção Da Cadeia Linfática De Uma Determinada Região

Reza September 25, 2021
DRENAGEM LINFATICA Drenagem linfática, Drenagem, Linfatica

A cadeia linfática é um conjunto de gânglios linfáticos que estão localizados em diferentes partes do corpo humano. Esses gânglios são responsáveis por filtrar a linfa, um líquido que circula pelo sistema linfático, e remover impurezas e células mortas. Quando há uma obstrução no fluxo da linfa, seja por uma lesão ou doença, pode ser necessário fazer a remoção da cadeia linfática de uma determinada região do corpo.

Por que é necessária a remoção da cadeia linfática?

A remoção da cadeia linfática é necessária em casos de câncer, como o câncer de mama, por exemplo. Quando um tumor se desenvolve na mama, ele pode se espalhar para os gânglios linfáticos axilares, que estão localizados na axila. Se isso acontecer, o tratamento indicado é a remoção da cadeia linfática axilar. Isso é feito para evitar que as células cancerígenas se espalhem para outras partes do corpo.

A remoção da cadeia linfática também pode ser necessária em casos de linfedema, que é um acúmulo de líquidos que ocorre quando o sistema linfático não consegue drenar a linfa adequadamente. O linfedema pode ser causado por uma lesão ou cirurgia que danifica os gânglios linfáticos. Quando isso acontece, a remoção da cadeia linfática pode ajudar a aliviar os sintomas do linfedema.

Como é feita a remoção da cadeia linfática?

A remoção da cadeia linfática é feita por meio de cirurgia. O procedimento pode ser realizado com anestesia geral ou local, dependendo da região do corpo que será operada. Durante a cirurgia, o cirurgião faz uma incisão na pele e remove os gânglios linfáticos da região afetada. Após a cirurgia, o paciente pode precisar usar uma malha compressiva para ajudar na cicatrização e prevenir o linfedema.

Quais são os riscos da remoção da cadeia linfática?

A remoção da cadeia linfática pode ter alguns riscos, como qualquer procedimento cirúrgico. Alguns dos possíveis riscos incluem:

  • Sangramento;
  • Infecção;
  • Danos aos nervos;
  • Formação de seroma;
  • Complicações anestésicas.

É importante conversar com o médico sobre os riscos da cirurgia e como eles podem ser minimizados.

For more information, please click the button below.

Qual é o tempo de recuperação após a remoção da cadeia linfática?

O tempo de recuperação após a remoção da cadeia linfática pode variar de acordo com a região do corpo que foi operada e a extensão do procedimento. Geralmente, os pacientes precisam ficar internados por alguns dias após a cirurgia e podem precisar de fisioterapia para ajudar na recuperação. É importante seguir as orientações médicas para garantir uma recuperação segura e eficaz.

Conclusão

A remoção da cadeia linfática é um procedimento cirúrgico que pode ser necessário em casos de câncer ou linfedema. É importante conversar com o médico sobre os riscos da cirurgia e como eles podem ser minimizados. O tempo de recuperação pode variar de acordo com a região do corpo que foi operada e a extensão do procedimento.

FAQs

1. Qual é a diferença entre linfa e sangue?

A linfa é um líquido que circula pelo sistema linfático e é responsável por remover impurezas e células mortas. Já o sangue é um líquido que circula pelo sistema circulatório e é responsável por transportar oxigênio, nutrientes e hormônios para as células do corpo.

2. O que é linfedema?

O linfedema é um acúmulo de líquidos que ocorre quando o sistema linfático não consegue drenar a linfa adequadamente. Isso pode causar inchaço, dor e outros sintomas.

3. Como prevenir o câncer de mama?

Algumas formas de prevenir o câncer de mama incluem fazer exames regulares, manter um estilo de vida saudável, evitar o consumo de álcool e evitar o uso de contraceptivos hormonais por longos períodos de tempo.

Related video of a remoção da cadeia linfática de uma determinada região

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait