A Pré Adolescência Começa Com Quantos Anos?

Reza August 20, 2021
Fases da vida

A pré-adolescência é uma fase de transição entre a infância e a adolescência, é um período de mudanças físicas, emocionais e comportamentais que podem durar de dois a três anos. A pré-adolescência é um período crucial para o desenvolvimento saudável de uma criança e, portanto, é importante entender a idade em que essa fase começa.

Idade em que começa a pré-adolescência

Não há uma idade exata para o início da pré-adolescência, pois cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo. No entanto, a maioria dos especialistas concorda que a pré-adolescência começa entre os 9 e 12 anos de idade.

As mudanças físicas são um sinal claro do início da pré-adolescência. As meninas geralmente começam a desenvolver seios e pelos pubianos, enquanto os meninos começam a ter um crescimento acelerado e a desenvolver pelos faciais e corporais. As mudanças hormonais também começam a ocorrer nesta fase, o que pode afetar o humor e o comportamento das crianças.

Sinais de pré-adolescência

Embora cada criança seja diferente, existem alguns sinais comuns que indicam o início da pré-adolescência. Alguns dos sinais mais comuns incluem:

  • Desenvolvimento de pelos pubianos e axilares;
  • Crescimento acelerado;
  • Desenvolvimento de seios nas meninas;
  • Mudanças no humor e comportamento;
  • Aumento da independência e desejo de privacidade;
  • Interesse em relacionamentos românticos;
  • Mudanças na voz dos meninos;
  • Aparecimento de acne.

É importante lembrar que a pré-adolescência é uma fase normal do desenvolvimento e que cada criança passará por ela em seu próprio ritmo.

Como lidar com a pré-adolescência?

A pré-adolescência pode ser um período desafiador tanto para as crianças quanto para seus pais. Aqui estão algumas dicas para ajudar a lidar com essa fase:

For more information, please click the button below.
  • Comunique-se com seu filho – mantenha um diálogo aberto e honesto para ajudar seu filho a entender as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo e em sua mente;
  • Estabeleça limites claros – embora seu filho esteja se tornando mais independente, ainda é importante estabelecer limites claros e definir expectativas;
  • Seja um bom modelo – seu filho está observando como você lida com as mudanças em sua vida, portanto, é importante ser um bom modelo para eles;
  • Envolva-se em suas atividades – seja um participante ativo na vida de seu filho, envolvendo-se em suas atividades e mostrando interesse em seus hobbies e amigos;
  • Permita que seu filho tome decisões – dar a seu filho a oportunidade de tomar decisões ajudará a desenvolver sua confiança e independência, mas lembre-se de orientá-lo quando necessário;
  • Esteja disponível – seu filho pode precisar de você mais do que nunca durante esta fase, portanto, esteja disponível para ouvir, aconselhar e apoiar.

Conclusão

A pré-adolescência é uma fase de transição importante na vida de uma criança, que geralmente começa entre os 9 e 12 anos de idade. É uma fase de mudanças físicas, emocionais e comportamentais que podem ser desafiadoras tanto para as crianças quanto para seus pais. Ao se comunicar com seu filho, estabelecer limites claros, ser um bom modelo, envolver-se em suas atividades, permitir que ele tome decisões e estar disponível para apoiá-lo, você pode ajudar seu filho a passar por essa fase com sucesso.

FAQs

1. A pré-adolescência afeta meninos e meninas da mesma forma?

Não necessariamente. Embora existam algumas mudanças físicas e hormonais comuns a ambos os sexos, cada criança é única e pode experimentar a pré-adolescência de maneira diferente. Além disso, a maneira como meninos e meninas são socializados pode afetar sua experiência da pré-adolescência.

2. Como posso ajudar meu filho a lidar com as mudanças emocionais da pré-adolescência?

Comunicar-se com seu filho pode ajudá-lo a entender as mudanças que está vivenciando e a lidar com as emoções que surgem durante a pré-adolescência. Além disso, certifique-se de estar disponível para ouvir, aconselhar e apoiar seu filho durante esta fase desafiadora.

3. Como posso saber se meu filho está tendo dificuldades durante a pré-adolescência?

Alguns sinais de que seu filho pode estar tendo dificuldades durante a pré-adolescência incluem mudanças extremas de humor, isolamento social, dificuldade em dormir, falta de interesse em atividades que antes eram prazerosas e queda no desempenho escolar. Se você estiver preocupado com o bem-estar de seu filho, não hesite em consultar um profissional de saúde mental.

Related video of a pré adolescencia começa com quantos anos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait