A Palavra "Útil" É Oxítona, Paroxítona Ou Proparoxítona?

Reza November 26, 2022
A Palavra Peru é Oxítona Paroxítona Ou Proparoxítona EDUCA

Quando falamos de palavras em português, é importante levar em conta a sua classificação quanto à acentuação. Existem três tipos de palavras em português quanto à posição da sílaba tônica: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. A posição da sílaba tônica em uma palavra é fundamental para saber como deve ser acentuada, caso necessário.

O que são palavras oxítonas?

As palavras oxítonas são aquelas em que a sílaba tônica é a última sílaba da palavra. Por exemplo, as palavras “café”, “amor”, “jiló”, “mamão”, “armazém”, entre outras, são oxítonas. No caso das palavras oxítonas, a regra geral é que elas são acentuadas quando terminam em vogal, “s” ou “n”. Por exemplo, “café”, “jiló” e “armazém” são acentuados. Já as palavras “amor” e “mamão” não são acentuadas, pois não terminam em vogal, “s” ou “n”.

O que são palavras paroxítonas?

As palavras paroxítonas são aquelas em que a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra. Por exemplo, as palavras “casa”, “mesa”, “papagaio”, “amigo”, “carro”, entre outras, são paroxítonas. No caso das palavras paroxítonas, a regra geral é que elas são acentuadas quando terminam em consoante que não seja “s” ou “n”, ou quando terminam em ditongo. Por exemplo, “casa”, “papagaio” e “carro” são acentuados. Já as palavras “mesa” e “amigo” não são acentuadas, pois terminam em vogal ou em “s”.

O que são palavras proparoxítonas?

As palavras proparoxítonas são aquelas em que a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba da palavra. Por exemplo, as palavras “próprio”, “médico”, “público”, “hélice”, “sílaba”, entre outras, são proparoxítonas. No caso das palavras proparoxítonas, a regra geral é que elas são acentuadas. Por exemplo, “próprio”, “médico” e “público” são acentuados.

E a palavra “útil”?

A palavra “útil” é paroxítona. Isso significa que a sílaba tônica da palavra é a penúltima sílaba, “ú”. Como regra geral das palavras paroxítonas, “útil” é acentuada quando termina em consoante que não seja “s” ou “n”, ou quando termina em ditongo. Como a palavra “útil” termina em “l”, que é uma consoante que não é “s” ou “n”, ela é acentuada. Portanto, a palavra “útil” é acentuada.

Conclusão

Em resumo, a palavra “útil” é paroxítona e é acentuada, de acordo com as regras gerais das palavras paroxítonas. É importante lembrar que existem exceções às regras de acentuação, como é o caso de algumas palavras estrangeiras e de palavras que foram modificadas ao longo do tempo. Por isso, é fundamental conhecer as regras gerais de acentuação, mas também estar atento às exceções.

For more information, please click the button below.

FAQ

1. Por que é importante saber a classificação de uma palavra quanto à acentuação?

É importante saber a classificação de uma palavra quanto à acentuação para saber como ela deve ser acentuada, caso seja necessário. Além disso, conhecer as regras de acentuação ajuda a escrever corretamente e a evitar erros ortográficos.

2. Por que algumas palavras são acentuadas mesmo não seguindo as regras gerais?

Algumas palavras são acentuadas mesmo não seguindo as regras gerais de acentuação por serem exceções. Algumas delas são palavras estrangeiras que foram incorporadas à língua portuguesa e outras são palavras que sofreram mudanças ao longo do tempo.

3. Existe alguma regra para a acentuação de palavras proparoxítonas?

Sim, a regra geral para a acentuação de palavras proparoxítonas é que elas são acentuadas. Ou seja, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. No entanto, existem algumas exceções, como é o caso de algumas palavras estrangeiras.

Related video of a palavra útil é oxítona paroxítona ou proparoxítona

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait