A Palavra Sobejo Apresenta O Mesmo Sentido

Reza July 30, 2021
Sobejo Dicio, Dicionário Online de Português

A palavra sobejo é um termo pouco utilizado na linguagem cotidiana, mas é muito comum em textos literários e em algumas áreas específicas, como na gastronomia. Ela é um substantivo que significa excesso, abundância, sobra, restante ou excedente. Quando usada em um contexto gastronômico, pode se referir a uma sobra de comida que não foi consumida e que pode ser reaproveitada posteriormente.

Origem da palavra sobejo

A palavra sobejo tem origem no latim “sufficientia”, que significa suficiência, quantidade adequada ou suficiente. Com o tempo, a palavra foi evoluindo e ganhando novos significados, como excesso ou sobra. O termo chegou ao português por meio do espanhol “sobijo”, que era utilizado para designar a sobra de alimentos ou de dinheiro.

Uso da palavra sobejo na literatura

A palavra sobejo é muito utilizada na literatura, principalmente em textos poéticos e em prosas que buscam um estilo mais elaborado e rebuscado. Ela é uma palavra que pode ser usada para expressar sentimentos como abundância, riqueza, fartura e exagero.

Um exemplo de como a palavra sobejo pode ser utilizada em um poema é:

As rosas vermelhas do jardim
exalam um perfume de sobejo
que inebria todo o meu ser
e me faz sentir vivo novamente.

Uso da palavra sobejo na gastronomia

Na gastronomia, a palavra sobejo é utilizada para se referir a uma sobra de comida que não foi consumida e que pode ser reaproveitada posteriormente. É comum que em restaurantes e em casas de família, as sobras das refeições sejam guardadas para serem utilizadas em outras preparações, evitando o desperdício de alimentos.

Um exemplo de como a palavra sobejo pode ser utilizada em um contexto gastronômico é:

For more information, please click the button below.

Após o jantar, sobrou um sobejo de carne assada que foi guardado na geladeira. No dia seguinte, a carne foi desfiada e utilizada para fazer um delicioso sanduíche de carne desfiada.

Palavras sinônimas de sobejo

A palavra sobejo pode ser substituída por outras palavras que possuem o mesmo sentido, como:

  • Excesso
  • Abundância
  • Sobra
  • Restante
  • Excedente
  • Superabundância
  • Fartura

Conclusão

A palavra sobejo é um termo que pode ser utilizado em diversos contextos, seja na literatura, na gastronomia ou em situações cotidianas. Ela é sinônima de excesso, abundância, sobra, restante ou excedente. É importante lembrar que a palavra sobejo não é muito comum na linguagem cotidiana e pode ser considerada um termo mais formal. No entanto, é uma palavra que pode enriquecer a escrita e a comunicação, principalmente em textos literários ou em situações mais formais.

FAQs

O que significa a palavra sobejo?

A palavra sobejo significa excesso, abundância, sobra, restante ou excedente.

Qual é a origem da palavra sobejo?

A palavra sobejo tem origem no latim “sufficientia”, que significa suficiência, quantidade adequada ou suficiente.

Em que contexto a palavra sobejo é mais utilizada?

A palavra sobejo é mais utilizada em textos literários e em situações formais, mas também pode ser usada em um contexto gastronômico para se referir a uma sobra de comida que não foi consumida e que pode ser reaproveitada posteriormente.

Related video of a palavra sobejo apresenta o mesmo sentido

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait