A Palavra "Árvore" É Oxítona, Paroxítona Ou Proparoxítona?

Reza September 10, 2021
Através é Oxitona Paroxitona Ou Proparoxitona ASKBRAIN

A palavra “árvore” é um substantivo feminino que se refere a uma planta de grande porte, com tronco e ramos, que apresenta folhas e pode produzir frutos. Na língua portuguesa, as palavras são classificadas de acordo com a posição da sílaba tônica, ou seja, a sílaba que recebe o acento principal. Essa classificação pode ser oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

O que são palavras oxítonas?

As palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última sílaba. No caso da palavra “árvore”, a sílaba tônica é a última sílaba “re”, portanto, ela poderia ser classificada como oxítona. No entanto, isso não é correto, pois a palavra “árvore” é acentuada graficamente na penúltima sílaba, o que a torna uma palavra paroxítona.

O que são palavras paroxítonas?

As palavras paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima sílaba. Como mencionado anteriormente, a palavra “árvore” é acentuada graficamente na penúltima sílaba “vo”, o que a torna uma palavra paroxítona. Outros exemplos de palavras paroxítonas são “cadeira”, “ventilador”, “guitarra”, “livro”, entre outras.

O que são palavras proparoxítonas?

As palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima sílaba. Exemplos de palavras proparoxítonas são “sílaba”, “música”, “ônibus”, “fácil”, entre outras.

Conclusão

A palavra “árvore” é uma palavra paroxítona, pois apresenta acento gráfico na penúltima sílaba “vo”. É comum que haja confusão na classificação das palavras, principalmente entre oxítonas e paroxítonas, pois a sílaba tônica pode não estar grafada. No entanto, é importante lembrar que acentuação gráfica e sílaba tônica são conceitos diferentes, e que a posição da sílaba tônica é o que determina a classificação da palavra.

FAQs

1. Todas as palavras acentuadas na penúltima sílaba são paroxítonas?

Nem todas as palavras acentuadas na penúltima sílaba são paroxítonas. Existem palavras que possuem acento na penúltima sílaba, mas que são proparoxítonas, como “sílaba”, “música”, “ônibus”, entre outras.

For more information, please click the button below.

2. Palavras sem acento gráfico podem ser classificadas como paroxítonas?

Sim, palavras sem acento gráfico podem ser classificadas como paroxítonas, desde que a sílaba tônica seja a penúltima sílaba. Por exemplo, a palavra “amigo” é uma palavra paroxítona, mesmo sem acento gráfico.

3. É possível que uma palavra seja classificada como oxítona, paroxítona e proparoxítona?

Não, uma palavra só pode ser classificada em uma das três categorias: oxítona, paroxítona ou proparoxítona. A classificação depende da posição da sílaba tônica na palavra.

Related video of a palavra árvore é oxítona paroxítona ou proparoxítona

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait