"A Moreninha" – Resumo Do Livro De Joaquim Manuel De Macedo

Reza June 11, 2022
A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo Livro Colecao Classicos Da

“A Moreninha” é uma obra de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844. O livro conta a história de Augusto, um estudante de medicina que passa suas férias em uma casa de praia com um grupo de amigos. Lá, ele conhece Carolina, apelidada de “Moreninha”, e se apaixona por ela. O problema é que ela não se lembra dele, pois eles já haviam se conhecido antes, quando eram crianças.

Personagens principais

Augusto

Augusto é o protagonista do livro. Ele é um estudante de medicina que passa suas férias em uma casa de praia com amigos. Lá, ele conhece Carolina, a “Moreninha”, e se apaixona por ela.

Carolina (Moreninha)

Carolina é a personagem feminina principal do livro. Ela é apelidada de “Moreninha” por causa de sua pele morena. Ela conhece Augusto quando eles eram crianças e não se lembra dele quando o reencontra na casa de praia.

Felipe

Felipe é amigo de Augusto e também está na casa de praia. Ele é um personagem importante na história, pois ele é o responsável por lembrar Augusto de que ele e Carolina já haviam se conhecido antes.

Enredo

Augusto está passando suas férias na casa de praia de um amigo. Lá, ele conhece Carolina, a “Moreninha”, e se apaixona por ela. No entanto, Carolina não se lembra dele, pois eles já haviam se conhecido antes, quando eram crianças.

Augusto tenta se aproximar de Carolina e relembrá-la de sua infância juntos. Ele não desiste até que finalmente consegue fazê-la se lembrar dele.

For more information, please click the button below.

Enquanto isso, Augusto e seus amigos se divertem na praia e organizam um baile. Durante o baile, Augusto e Carolina dançam juntos e se beijam.

No final do livro, Augusto e Carolina se casam e vivem felizes para sempre.

Conclusão

“A Moreninha” é uma história de amor clássica que tem cativado leitores há mais de um século. A trama é simples, mas a escrita de Joaquim Manuel de Macedo é envolvente e emocionante. A história é um retrato da sociedade brasileira do século XIX, com seus costumes e valores.

FAQ

1. Qual é o significado do apelido “Moreninha”?

“Moreninha” é o apelido de Carolina, a personagem feminina principal do livro. Ela é chamada assim por causa de sua pele morena. O apelido é uma referência à diversidade racial do Brasil e ao preconceito que existia contra pessoas de pele mais escura na época em que o livro foi escrito.

2. Qual é a mensagem principal da história?

A mensagem principal de “A Moreninha” é que o amor verdadeiro supera todas as dificuldades. Augusto e Carolina se apaixonam apesar de suas diferenças e, no final, eles conseguem ficar juntos. O livro também mostra a importância da amizade e da lealdade.

3. Por que “A Moreninha” é considerado um clássico da literatura brasileira?

“A Moreninha” é considerado um clássico da literatura brasileira porque é um dos primeiros romances escritos no Brasil. Além disso, o livro retrata a sociedade brasileira do século XIX, com seus costumes e valores. A história também tem uma mensagem atemporal sobre o amor e a amizade, o que a torna relevante até hoje.

Related video of a moreninha joaquim manuel de macedo resumo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait