A Metástase É A Disseminação Das Células Neoplásicas

Reza November 20, 2021
Câncer com metástase pode ser tratado Revista Online ABRALE

Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, a principal preocupação é se o tumor se espalhou para outras partes do corpo. A metástase é o processo pelo qual as células cancerígenas se desprendem do tumor original e se disseminam para outras partes do corpo através do sistema linfático ou do sangue.

Processo de metástase

A metástase começa com a invasão das células cancerígenas nos vasos sanguíneos ou linfáticos próximos ao tumor original. Essas células cancerígenas viajam através da corrente sanguínea ou linfática até chegar em outro local do corpo, onde se fixam e começam a se multiplicar.

A metástase pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas geralmente acontece em órgãos próximos ao tumor original. Por exemplo, se um câncer de pulmão é diagnosticado, as células cancerígenas podem se espalhar para os linfonodos próximos ou para outras partes dos pulmões. No entanto, também é possível que as células cancerígenas se espalhem para órgãos distantes, como o fígado ou o cérebro.

Fatores que influenciam a metástase

Nem todos os tumores se espalham com a mesma facilidade. A capacidade das células cancerígenas de se disseminar depende de vários fatores:

Tamanho do tumor

Tumores maiores têm mais células cancerígenas e, portanto, têm maior probabilidade de se espalhar para outras partes do corpo.

Tipo de câncer

Alguns tipos de câncer têm maior probabilidade de se espalhar do que outros. Por exemplo, o câncer de pulmão, fígado e pâncreas são conhecidos por serem mais propensos à metástase do que outros tipos de câncer.

For more information, please click the button below.

Localização do tumor

Alguns tumores estão localizados em áreas do corpo onde é mais fácil para as células cancerígenas se disseminarem, como o pulmão, o fígado e os ossos.

Estágio do câncer

Quanto mais avançado o câncer, maior a probabilidade de que as células cancerígenas se espalhem para outras partes do corpo.

Genética

Alguns genes estão associados a um maior risco de metástase em certos tipos de câncer.

Sintomas de metástase

Os sintomas de metástase dependem do local onde as células cancerígenas se espalharam. Alguns sintomas comuns incluem:

  • Dor óssea
  • Fraqueza ou dormência em braços ou pernas
  • Fadiga
  • Perda de peso inexplicável
  • Dor abdominal
  • Icterícia (amarelamento da pele e dos olhos)
  • Tosse persistente
  • Falta de ar
  • Convulsões

Se uma pessoa com câncer experimentar qualquer um desses sintomas, é importante que ela consulte um médico imediatamente.

Tratamento da metástase

O tratamento da metástase depende do tipo de câncer, do local onde as células cancerígenas se espalharam e do estágio do câncer. Algumas opções de tratamento incluem:

Cirurgia

Se a metástase for localizada e não estiver muito próxima de órgãos vitais, a cirurgia pode ser uma opção. O objetivo da cirurgia é remover o maior número possível de células cancerígenas.

Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células cancerígenas. É frequentemente utilizada para tratar a metástase que se espalhou para várias partes do corpo.

Radioterapia

A radioterapia utiliza radiação para destruir as células cancerígenas. É frequentemente utilizada para tratar a metástase que se espalhou para ossos ou para o cérebro.

Terapia alvo

A terapia alvo é um tratamento que utiliza medicamentos para atacar as células cancerígenas específicas. É frequentemente utilizada para tratar a metástase que se espalhou para órgãos específicos, como o fígado.

Prevenção da metástase

Não há uma maneira garantida de prevenir a metástase, mas existem algumas coisas que as pessoas podem fazer para reduzir o risco:

  • Fazer exames de rotina para detectar o câncer precocemente
  • Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e exercícios regulares
  • Evitar fatores de risco conhecidos para o câncer, como o tabagismo

A metástase é um processo assustador e muitas vezes imprevisível que pode ocorrer em pessoas com câncer. No entanto, com o tratamento adequado e uma abordagem preventiva, é possível reduzir o risco de metástase e melhorar os resultados do tratamento.

FAQs

1. O que significa neoplásicas?

Neoplásicas é um termo que se refere a células que crescem e se multiplicam de maneira anormal. Essas células podem ser benignas ou malignas.

2. A metástase é sempre uma sentença de morte?

Não necessariamente. A metástase pode ser tratada com sucesso em muitos casos, especialmente se for detectada precocemente. O tratamento pode prolongar a vida e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

3. Todos os tipos de câncer podem se espalhar para outras partes do corpo?

Nem todos os tumores têm a capacidade de se espalhar. Os tumores que são capazes de se espalhar são chamados de malignos ou cancerígenos. Os tumores benignos são aqueles que não se espalham para outras partes do corpo.

Related video of a metástase é a disseminação das células neoplásicas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait