A Maior Biblioteca Do Mundo

Reza February 23, 2023
As 10 Maiores Bibliotecas do mundo Listas Literárias O Blog

Ao se falar em bibliotecas pelo mundo, é impossível não mencionar a maior e mais famosa delas: a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, localizada em Washington D.C. A instituição é considerada a maior biblioteca do mundo em termos de número de itens em seu acervo, tamanho do prédio e número de funcionários.

História da Biblioteca do Congresso

A Biblioteca do Congresso foi fundada em 1800, quando o Congresso dos Estados Unidos decidiu que precisava de uma biblioteca para auxiliar em suas atividades legislativas. Na época, a biblioteca contava com um acervo de apenas 740 livros e era mantida em um quarto no Capitólio.

A partir de então, a biblioteca cresceu rapidamente, graças à aquisição de acervos privados, doações de bibliotecas pessoais e compras de livros. Em 1814, durante a Guerra Anglo-Americana, o prédio em que a biblioteca estava foi incendiado pelos britânicos, destruindo grande parte do acervo. No entanto, o ex-presidente Thomas Jefferson ofereceu sua coleção pessoal de livros para ajudar na reconstrução da biblioteca.

Em 1851, a biblioteca se mudou para um prédio próprio, onde permanece até hoje. Durante as décadas seguintes, a instituição continuou a crescer e a se consolidar como uma das maiores bibliotecas do mundo. Na década de 1980, foi construído um novo prédio, o Edifício Thomas Jefferson, que abriga a maior parte do acervo e é considerado um marco arquitetônico da cidade de Washington D.C.

Acervo da Biblioteca do Congresso

O acervo da Biblioteca do Congresso é impressionante e diversificado. Ele conta com mais de 170 milhões de itens, entre livros, jornais, revistas, partituras, mapas, fotografias e gravações sonoras. O acervo é tão vasto que, se colocados lado a lado, os livros e outros materiais ocupariam mais de 800 quilômetros de prateleiras.

Entre os itens mais famosos do acervo da Biblioteca do Congresso estão a Bíblia de Gutenberg, uma das primeiras obras impressas com tipos móveis, e a Declaração de Independência dos Estados Unidos, que foi assinada em 1776. Além disso, a biblioteca possui uma coleção considerável de obras raras e valiosas, como manuscritos medievais, livros de arte e edições primárias de obras clássicas.

For more information, please click the button below.

Atividades da Biblioteca do Congresso

A Biblioteca do Congresso não é apenas um lugar para guardar livros e outros materiais. Ela também é um centro de pesquisa e conhecimento, que oferece diversos serviços e atividades para o público em geral. Algumas das principais atividades da biblioteca são:

  • Pesquisa: a biblioteca oferece acesso a diversos bancos de dados e recursos online, além de contar com especialistas em diversas áreas do conhecimento, que podem ajudar os pesquisadores a encontrar informações e materiais relevantes.
  • Exposições: a biblioteca realiza exposições frequentes, que apresentam obras e materiais do acervo de forma temática e didática.
  • Eventos: a biblioteca promove diversos eventos, como palestras, workshops e concertos, que abordam temas relacionados à cultura, história e sociedade.
  • Educação: a biblioteca oferece programas educativos para alunos de todas as idades, desde visitas guiadas até atividades online.

Conclusão

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos é uma instituição muito importante para a cultura e o conhecimento não apenas dos Estados Unidos, mas do mundo todo. Com seu vasto acervo, suas atividades educativas e seu papel como centro de pesquisa, a biblioteca representa um verdadeiro tesouro para a humanidade.

FAQs

1. Qual é o número exato de itens no acervo da Biblioteca do Congresso?

O acervo da Biblioteca do Congresso conta com mais de 170 milhões de itens, entre livros, jornais, revistas, partituras, mapas, fotografias e gravações sonoras.

2. É possível visitar a Biblioteca do Congresso?

Sim, é possível visitar a Biblioteca do Congresso. A instituição oferece visitas guiadas gratuitas para grupos de até 50 pessoas.

3. Como fazer pesquisa na Biblioteca do Congresso?

Para fazer pesquisa na Biblioteca do Congresso, é preciso primeiro se cadastrar como leitor. Isso pode ser feito online ou pessoalmente, na biblioteca. Depois de cadastrado, é possível acessar os bancos de dados e recursos online da instituição ou realizar consultas ao acervo presencialmente, na biblioteca.

Related video of a maior biblioteca do mundo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait