A Lenda Da Fogueira De São João

Reza January 14, 2022
VENTO NORDESTE Junho 2014

A Fogueira de São João é uma tradição popular que tem origem em Portugal, mas que também é muito comum no Brasil. A fogueira é acesa na noite de 23 de junho, véspera do dia de São João Batista, e é uma das principais atrações das festas juninas. Mas qual a origem da tradição da fogueira de São João? A resposta está na lenda que envolve a figura de São João.

A Lenda

Conta a lenda que Isabel, mãe de São João Batista, acendeu uma fogueira para avisar sua parenta Maria que havia dado à luz. Maria, por sua vez, também acendeu uma fogueira para avisar que tudo havia corrido bem com o nascimento de seu filho, Jesus. Desde então, a tradição de acender fogueiras em homenagem a São João se espalhou pelas cidades.

Outra versão da lenda diz que a fogueira era uma forma de purificar o ar dos maus espíritos e dos males que acometiam as pessoas na época do solstício de verão. Acredita-se que a fumaça da fogueira afugentava os maus espíritos e trazia proteção para as pessoas e suas plantações.

A Festa de São João

A festa de São João é uma das mais populares do Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Norte. É uma festa caracterizada pelas comidas típicas, como o milho, o quentão, o bolo de fubá, o pé de moleque e a canjica, além das danças e músicas típicas, como o forró e o baião.

Além disso, a fogueira de São João é uma das principais atrações da festa. As pessoas se reúnem em torno da fogueira para cantar, dançar, comer e se divertir. É uma tradição que une as pessoas e celebra a chegada do inverno e o período de colheita.

A Fogueira de São João no Brasil

No Brasil, a tradição da fogueira de São João é muito forte, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Em algumas cidades, a fogueira é tão grande que chega a ter mais de 10 metros de altura. A fogueira é construída com madeira, palha, papelão e outros materiais inflamáveis.

For more information, please click the button below.

Além disso, as festas juninas são uma oportunidade para as pessoas se vestirem com trajes típicos, como as roupas de caipira e as quadrilhas. É uma festa que valoriza a cultura popular e as tradições da região.

Conclusão

A lenda da fogueira de São João é uma das mais populares do Brasil. A tradição remonta aos tempos antigos, quando as pessoas acreditavam na proteção dos santos e na purificação do ar através das fogueiras. Hoje, a festa de São João é uma das mais animadas e divertidas do Brasil, com muita música, comida e alegria.

FAQs

1. Qual a origem da tradição da fogueira de São João?

A tradição da fogueira de São João tem origem em Portugal, mas se espalhou por vários países, incluindo o Brasil. A fogueira é acesa na véspera do dia de São João Batista e é uma forma de homenagear o santo e purificar o ar dos maus espíritos.

2. O que é a festa de São João?

A festa de São João é uma das mais populares do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. É uma festa caracterizada pelas comidas típicas, como o milho, o quentão, o bolo de fubá, o pé de moleque e a canjica, além das danças e músicas típicas, como o forró e o baião.

3. Qual a importância da fogueira de São João?

A fogueira de São João é importante por representar a união das pessoas em torno de uma tradição, além de ser uma forma de homenagear o santo e purificar o ar dos maus espíritos. É uma festa que valoriza a cultura popular e as tradições da região.

Related video of a lenda da fogueira de sao joao

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait