A História Se Repete Primeiro Como Tragédia Depois Como Farsa

Reza August 16, 2021
Farsa e Tragédia 1989 e 2018 Disparada

Essa famosa frase foi cunhada por Karl Marx em seu livro “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”. A frase completa é “A história se repete primeiro como tragédia depois como farsa, e a segunda vez é sempre ainda mais engraçada que a primeira”. Essa afirmação de Marx se refere ao fato de que a história tende a se repetir, mas de maneiras diferentes, e muitas vezes de forma cômica.

Tragédia

Na primeira vez que um evento histórico ocorre, ele é geralmente visto como uma tragédia. Isso se deve ao fato de que o evento geralmente tem consequências graves e negativas para a sociedade ou para um grupo específico de pessoas. Além disso, pode haver uma sensação de choque e descrença diante do evento, já que é a primeira vez que algo assim acontece.

Um exemplo de tragédia histórica é a Revolução Francesa. A Revolução foi um evento importante na história da França e do mundo, mas também foi um período de muita violência e instabilidade. A Revolução começou com boas intenções, mas acabou levando a uma série de eventos que resultaram em morte e miséria para muitos franceses.

Farsa

Na segunda vez que um evento histórico ocorre, ele é muitas vezes visto como uma farsa. Isso se deve ao fato de que as pessoas já estão familiarizadas com o evento e, portanto, não ficam tão chocadas ou surpresas com ele. Além disso, pode haver uma sensação de ironia ou humor diante do evento, já que as pessoas já sabem o que vai acontecer.

Um exemplo de farsa histórica é a ascensão de Napoleão III ao poder na França em 1851. O golpe de Estado que levou Napoleão III ao poder foi semelhante ao que seu tio, Napoleão Bonaparte, havia feito em 1799. No entanto, em 1851, a tentativa de Napoleão III de se tornar um líder autoritário foi vista como uma farsa, já que as pessoas já sabiam o que esperar de um líder como ele.

Conclusão

Em resumo, a frase “a história se repete primeiro como tragédia depois como farsa” significa que os eventos históricos tendem a se repetir, mas de maneiras diferentes. Na primeira vez que um evento ocorre, ele é visto como uma tragédia, mas na segunda vez, é visto como uma farsa. Isso ocorre porque as pessoas já estão familiarizadas com o evento e, portanto, não ficam tão chocadas ou surpresas com ele.

For more information, please click the button below.

FAQs

O que é uma tragédia?

Uma tragédia é um evento ou situação que causa dor, sofrimento ou morte para um grande número de pessoas. Na história, as tragédias são muitas vezes associadas a eventos como guerras, desastres naturais ou políticos e revoluções.

Por que a história se repete?

A história se repete porque as pessoas muitas vezes não aprendem com os erros do passado. Além disso, as mesmas condições sociais, políticas e econômicas muitas vezes levam a eventos semelhantes.

Qual é a importância da frase “a história se repete primeiro como tragédia depois como farsa”?

A frase “a história se repete primeiro como tragédia depois como farsa” é importante porque nos lembra que os eventos históricos tendem a se repetir, mas de maneiras diferentes. Isso nos ajuda a entender como a história pode influenciar o presente e o futuro e nos incentiva a aprender com os erros do passado.

Related video of a história se repete primeiro como tragédia depois como farsa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait