A Formação De Células Sanguíneas Inicia-Se No Período Embrionário

Reza March 11, 2022
» Blastocisto conheça melhor o desenvolvimento embrionário

A formação de células sanguíneas é um processo contínuo e vital para o nosso organismo. Elas são responsáveis por transportar oxigênio, nutrientes e hormônios para todos os tecidos do corpo e, ao mesmo tempo, remover o dióxido de carbono e outras substâncias tóxicas produzidas pelas células. Mas como as células sanguíneas são formadas? E quando esse processo começa?

O que são células sanguíneas?

Antes de entendermos como as células sanguíneas são formadas, é importante saber o que elas são. As células sanguíneas são os componentes do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio, nutrientes e hormônios para os tecidos do corpo e pela remoção de resíduos e substâncias tóxicas. Existem três tipos principais de células sanguíneas:

  • Eritrócitos ou hemácias: responsáveis pelo transporte de oxigênio;
  • Leucócitos ou glóbulos brancos: responsáveis pela defesa do organismo contra infecções e doenças;
  • Trombócitos ou plaquetas: responsáveis pela coagulação do sangue.

Como as células sanguíneas são formadas?

A formação de células sanguíneas é chamada de hematopoiese. Ela ocorre na medula óssea, que é um tecido esponjoso encontrado no interior dos ossos longos e nas vértebras. Na medula óssea, as células sanguíneas são formadas a partir de células-tronco hematopoiéticas, que são células indiferenciadas capazes de se transformar em qualquer tipo de célula sanguínea.

As células-tronco hematopoiéticas se dividem e se diferenciam em células progenitoras, que são mais específicas e já têm um destino definido. Por exemplo, as células progenitoras dos eritrócitos são chamadas de eritroblastos, as dos leucócitos são chamadas de mieloblastos, linfoblastos ou monoblastos, e as das plaquetas são chamadas de megacariócitos.

As células progenitoras se dividem e se diferenciam ainda mais até se tornarem células maduras e funcionais, prontas para serem liberadas na corrente sanguínea. Esse processo de maturação é chamado de hematopoiese terminal e ocorre fora da medula óssea, em locais como o baço, os gânglios linfáticos e o timo.

Quando a formação de células sanguíneas começa?

A formação de células sanguíneas começa muito cedo, ainda no período embrionário. No início do desenvolvimento embrionário, as células sanguíneas são formadas no saco vitelínico, que é uma estrutura que fornece nutrientes e oxigênio para o embrião. Mais tarde, as células sanguíneas começam a ser formadas no fígado e no baço do embrião.

For more information, please click the button below.

Depois do nascimento, a medula óssea se torna o principal local de formação de células sanguíneas. No entanto, em situações de emergência, como uma infecção grave ou uma grande perda de sangue, outros órgãos como o fígado e o baço podem voltar a produzir células sanguíneas temporariamente.

Conclusão

A formação de células sanguíneas é um processo vital para o nosso organismo e começa muito cedo, ainda no período embrionário. As células sanguíneas são formadas a partir de células-tronco hematopoiéticas na medula óssea e passam por um processo de maturação até se tornarem células maduras e funcionais. É importante mantermos uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos para garantir a produção adequada de células sanguíneas.

FAQs

1. O que pode afetar a produção de células sanguíneas?

A produção de células sanguíneas pode ser afetada por diversos fatores, como deficiências nutricionais, doenças autoimunes, infecções e tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

2. É possível doar células sanguíneas?

Sim, é possível doar células sanguíneas para outras pessoas que precisam de transfusões de sangue ou de transplantes de medula óssea. Os bancos de sangue e de medula óssea realizam campanhas regulares para incentivar a doação.

3. O que é anemia?

Anemia é uma condição em que o número de eritrócitos ou a quantidade de hemoglobina no sangue estão abaixo do normal. Isso pode causar sintomas como fadiga, falta de ar, tontura e palidez. A anemia pode ser causada por deficiências nutricionais, perda de sangue, doenças crônicas e outras condições médicas.

Related video of a formação de células sanguíneas inicia-se no período embrionário

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait