A Concordância Nominal Inadequada Em

Reza April 1, 2022
PPT Concordância Nominal PowerPoint Presentation, free download ID

A concordância nominal é uma regra gramatical que determina que um substantivo, adjetivo, pronome ou artigo deve concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se refere. Quando não há concordância entre esses elementos, ocorre a chamada concordância nominal inadequada, um erro comum na língua portuguesa.

O que é a concordância nominal?

A concordância nominal é um dos aspectos mais importantes da gramática da língua portuguesa. Ela se refere à concordância entre o gênero e número dos substantivos, adjetivos, pronomes e artigos que compõem uma frase ou oração.

Em outras palavras, a concordância nominal diz respeito à relação de acordo que deve existir entre os diferentes elementos que compõem uma frase, de modo que eles estejam de acordo em gênero e número.

Por exemplo, quando dizemos “o livro é grande”, estamos fazendo uso da concordância nominal, pois o artigo “o” concorda em gênero e número com o substantivo “livro” e o adjetivo “grande” concorda em gênero e número com o substantivo “livro”.

Por outro lado, quando não há concordância entre esses elementos, ocorre a chamada concordância nominal inadequada.

Como ocorre a concordância nominal inadequada?

A concordância nominal inadequada ocorre quando há falta de concordância entre o gênero e número dos diferentes elementos que compõem uma frase ou oração.

For more information, please click the button below.

Existem diversas maneiras pelas quais a concordância nominal inadequada pode ocorrer, mas algumas das mais comuns são:

  • Quando o adjetivo concorda com a palavra anterior, em vez de concordar com o substantivo a que se refere;
  • Quando o artigo ou pronome concorda com a palavra anterior, em vez de concordar com o substantivo a que se refere;
  • Quando há falta de concordância entre o gênero e número dos diferentes elementos que compõem uma frase ou oração.

Por exemplo, em vez de dizer “o livro e a caneta são novos”, algumas pessoas podem dizer “o livro e a caneta é novo”, o que configura um erro de concordância nominal inadequada.

Por que a concordância nominal inadequada é considerada um erro?

A concordância nominal inadequada é considerada um erro gramatical porque compromete a clareza e a correção da mensagem que se pretende transmitir.

Quando há falta de concordância entre os diferentes elementos que compõem uma frase ou oração, a mensagem pode se tornar confusa ou ambígua, o que dificulta a compreensão do leitor ou ouvinte.

Além disso, a concordância nominal adequada é uma regra fundamental da língua portuguesa, que deve ser respeitada para garantir a correção gramatical do texto.

Como evitar a concordância nominal inadequada?

Para evitar a concordância nominal inadequada, é preciso conhecer bem as regras gramaticais da língua portuguesa e praticá-las com frequência.

Algumas dicas para evitar esse erro são:

  • Revisar o texto com atenção, prestando especial atenção à concordância entre os diferentes elementos que compõem as frases;
  • Consultar uma gramática sempre que tiver dúvidas sobre a concordância nominal;
  • Praticar a escrita e a leitura com frequência, para assimilar mais facilmente as regras gramaticais da língua portuguesa.

Quais são as consequências da concordância nominal inadequada?

As consequências da concordância nominal inadequada podem ser diversas e variam de acordo com o contexto em que o erro ocorre.

Em um contexto informal, como uma conversa entre amigos, a concordância nominal inadequada pode não ter grandes consequências, além de gerar algumas brincadeiras ou correções bem-humoradas.

No entanto, em contextos formais, como textos acadêmicos, jurídicos ou empresariais, a concordância nominal inadequada pode comprometer a credibilidade e a seriedade da mensagem que se pretende transmitir.

Além disso, em concursos públicos, vestibulares ou outros processos seletivos que exigem conhecimento da língua portuguesa, a concordância nominal inadequada pode acarretar em perda de pontos ou até mesmo eliminação do candidato.

Como corrigir a concordância nominal inadequada?

Para corrigir a concordância nominal inadequada, é preciso identificar o erro e fazer a devida correção, de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa.

Algumas dicas para corrigir esse erro são:

  • Revisar o texto com atenção, prestando especial atenção à concordância entre os diferentes elementos que compõem as frases;
  • Consultar uma gramática sempre que tiver dúvidas sobre a concordância nominal;
  • Reescrever a frase ou oração, de modo a garantir a concordância entre os diferentes elementos que a compõem;
  • Pedir ajuda a um professor de português ou a um profissional especializado em revisão de texto.

Conclusão

A concordância nominal inadequada é um erro gramatical comum na língua portuguesa, que ocorre quando há falta de concordância entre os diferentes elementos que compõem uma frase ou oração.

Esse erro compromete a clareza e a correção da mensagem que se pretende transmitir, podendo gerar confusão ou ambiguidade no texto.

Para evitar a concordância nominal inadequada, é preciso conhecer bem as regras gramaticais da língua portuguesa e praticá-las com frequência, além de revisar o texto com atenção e consultar uma gramática sempre que tiver dúvidas.

Caso o erro seja identificado, é possível corrigi-lo por meio de algumas estratégias, como reescrever a frase ou oração ou pedir ajuda a um profissional especializado em revisão de texto.

FAQs

1. A concordância nominal inadequada é um erro grave?

Isso depende do contexto em que o erro ocorre. Em contextos informais, como conversas entre amigos, a concordância nominal inadequada não é considerada um erro grave. No entanto, em contextos formais, como textos acadêmicos, jurídicos ou empresariais, esse erro pode comprometer a credibilidade e a seriedade da mensagem que se pretende transmitir.

2. É possível evitar a concordância nominal inadequada?

Sim. Para evitar esse erro, é preciso conhecer bem as regras gramaticais da língua portuguesa e praticá-las com frequência, além de revisar o texto com atenção e consultar uma gramática sempre que tiver dúvidas.

3. Como corrigir a concordância nominal inadequada?

Para corrigir a concordância nominal inadequada, é preciso identificar o erro e fazer a devida correção, de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa. Algumas estratégias para corrigir esse erro são reescrever a frase ou oração ou pedir ajuda a um profissional especializado em revisão de texto.

Related video of a concordância nominal inadequada em

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait