A Canção "Presidente Bossa-Nova" Escrita No Final Dos Anos 1950

Reza July 15, 2021
a canção presidente bossa Nova escrita no final dos anos 1950 brinca

A bossa nova foi um movimento musical que surgiu no final dos anos 1950 no Brasil. Esse novo estilo de música era caracterizado pela sua batida suave, harmonias sofisticadas e letras poéticas e bem elaboradas. Antônio Carlos Jobim e João Gilberto são considerados os criadores da bossa nova e foram responsáveis por popularizá-la no mundo todo.

Uma das canções mais conhecidas desse movimento é “Garota de Ipanema”, que foi composta por Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. Mas outra canção que também é muito famosa é “Presidente Bossa-Nova”, escrita por Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli em 1959.

Quem são os autores da canção?

Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli eram dois músicos brasileiros que faziam parte do movimento da bossa nova. Lyra era compositor e cantor, enquanto Bôscoli era jornalista e letrista. Eles se conheceram em uma boate no Rio de Janeiro e começaram a trabalhar juntos.

Qual é a história por trás da canção?

“Presidente Bossa-Nova” foi escrita em 1959, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Na época, o Brasil estava passando por um período de grande desenvolvimento econômico e cultural, e a bossa nova era vista como um símbolo desse progresso.

A letra da canção fala sobre um viajante que chega ao Brasil e se encanta com a música da bossa nova. Ele se surpreende ao descobrir que o presidente do país também é fã desse novo estilo musical. A letra faz referência a Juscelino Kubitschek como o “presidente bossa-nova” e elogia sua visão moderna e progressista para o país.

A canção foi um grande sucesso na época e se tornou um hino para os brasileiros que estavam orgulhosos do seu país e da sua cultura. Além disso, a letra também foi vista como uma crítica sutil ao governo autoritário que viria a seguir, durante a ditadura militar que durou de 1964 a 1985.

For more information, please click the button below.

Qual é o significado da letra da canção?

A letra de “Presidente Bossa-Nova” é uma celebração da bossa nova como um símbolo da modernidade e do progresso. Ela também enfatiza a importância da música como uma forma de unir as pessoas e de expressar a identidade cultural de um país.

Além disso, a letra também pode ser vista como uma crítica sutil ao governo autoritário que viria a seguir. Ao elogiar a visão moderna e progressista do presidente Kubitschek, a letra sugere que o Brasil deveria continuar a se desenvolver e a crescer, em vez de se tornar um país opressivo e repressivo.

Conclusão

“Presidente Bossa-Nova” é uma canção emblemática da bossa nova e do Brasil dos anos 1950. Ela celebra a importância da música como uma forma de expressão cultural e como um símbolo de modernidade e progresso. Ao mesmo tempo, a letra também pode ser vista como uma crítica sutil ao governo autoritário que viria a seguir, durante a ditadura militar.

FAQs

1. Quem foi Juscelino Kubitschek?

Juscelino Kubitschek foi um político brasileiro que serviu como presidente do Brasil de 1956 a 1961. Durante seu mandato, ele implementou uma série de políticas econômicas e sociais que levaram a um grande desenvolvimento do país.

2. O que é a bossa nova?

A bossa nova é um estilo musical que surgiu no Brasil no final dos anos 1950. Ela é caracterizada por sua batida suave, harmonias sofisticadas e letras poéticas e bem elaboradas. A bossa nova se tornou muito popular no Brasil e no mundo todo.

3. Qual é a importância da bossa nova para a cultura brasileira?

A bossa nova é considerada um dos movimentos mais importantes da música brasileira. Ela ajudou a difundir a cultura brasileira pelo mundo e inspirou muitos músicos e artistas a explorar novas possibilidades artísticas e culturais. Além disso, a bossa nova também é vista como um símbolo de modernidade e progresso para o Brasil.

Related video of a canção presidente bossa-nova escrita no final dos anos 1950

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait