A Arte De Ser Feliz – Cecília Meireles

Reza October 27, 2022
A Arte de Ser Feliz por Cecília Meireles

A felicidade é um dos maiores desejos do ser humano, mas muitas vezes ela é vista como algo inatingível ou dependente de condições externas. Cecília Meireles, uma das maiores poetisas brasileiras, aborda em seu poema “A arte de ser feliz” a ideia de que a felicidade é uma conquista diária, que depende da nossa atitude em relação à vida e às pessoas ao nosso redor.

O poema

O poema “A arte de ser feliz” foi escrito por Cecília Meireles em 1950 e faz parte do livro “Retrato Natural”. Ele é composto por oito estrofes de quatro versos cada e apresenta uma linguagem simples e direta, típica da autora. Confira o poema na íntegra:

Porque a vida é assim:

A arte de ser feliz

É como a de andar nas nuvens:

Se você olhar para elas, sente-se cair;

Mas, se você as pisar com força, elas o sustentam.

Por isso:

Olhe sempre para o alto;

Não importa a situação em que você esteja;

Mantenha sempre o seu olhar levantado;

Veja sempre o lado bom das coisas.

Porque a vida é assim:

A arte de ser feliz

É saber aproveitar o momento presente;

Porque o passado não volta mais;

E o futuro talvez não chegue.

Por isso:

For more information, please click the button below.

Viva intensamente cada momento;

Não se preocupe com o que já passou;

Não se preocupe com o que ainda virá;

Concentre-se no agora e seja feliz.

Porque a vida é assim:

A arte de ser feliz

É saber dar valor às coisas simples da vida;

Porque são elas que nos trazem a verdadeira felicidade;

E não as coisas materiais que o dinheiro pode comprar.

Por isso:

Agradeça pelo sol que nasce;

Agradeça pelo ar que você respira;

Agradeça pelo amor que você recebe;

E seja feliz com as coisas simples da vida.

Porque a vida é assim:

A arte de ser feliz

É saber perdoar as pessoas;

Porque todos nós erramos e precisamos de perdão;

E porque guardar mágoas só nos faz sofrer.

Por isso:

Perdoe sempre, mesmo que não seja fácil;

Deixe o passado para trás e siga em frente;

Liberte-se das mágoas e seja feliz;

Porque a vida é curta demais para viver de rancor.

Porque a vida é assim:

A arte de ser feliz

É saber amar as pessoas;

Porque o amor é o sentimento mais nobre que existe;

E é ele que nos faz verdadeiramente felizes.

Por isso:

Ame sempre, sem medo de se machucar;

Ame sem esperar nada em troca;

Ame com o coração aberto;

E seja feliz, porque o amor é a fonte da felicidade.

A interpretação do poema

O poema “A arte de ser feliz” é uma reflexão sobre a felicidade e a forma como podemos alcançá-la. Em um mundo cada vez mais complexo e acelerado, muitas vezes nos sentimos perdidos e desanimados diante das dificuldades da vida. No entanto, Cecília Meireles nos mostra que a felicidade não está nas condições externas, mas sim na nossa atitude diante delas.

A primeira estrofe do poema já é bastante significativa, pois nos diz que a arte de ser feliz é como a de andar nas nuvens: se olharmos para elas, sentiremos que estamos caindo, mas se as pisarmos com força, elas nos sustentarão. Essa imagem é uma metáfora para a vida, que muitas vezes nos traz quedas e desafios, mas também nos oferece força e sustentação para seguir em frente. A nossa atitude diante dessas situações é que fará a diferença.

Nas estrofes seguintes, Cecília Meireles nos dá algumas dicas de como podemos ser felizes. Em primeiro lugar, devemos sempre olhar para o alto e ver o lado bom das coisas, independentemente da situação em que nos encontramos. Em segundo lugar, devemos viver intensamente o momento presente, sem nos preocuparmos com o passado ou o futuro. E em terceiro lugar, devemos dar valor às coisas simples da vida, como o sol que nasce, o ar que respiramos e o amor que recebemos.

Além disso, a poetisa nos diz que devemos perdoar as pessoas e amá-las, pois o amor é o sentimento mais nobre que existe e é ele que nos traz a verdadeira felicidade. Essas são lições preciosas que podemos aplicar em nossas vidas para sermos mais felizes e realizados.

A importância da obra de Cecília Meireles

Cecília Meireles foi uma das maiores poetisas brasileiras do século XX e deixou uma obra vasta e significativa para a literatura brasileira. Ela escreveu poesias, crônicas, contos e ensaios, sempre com uma linguagem delicada e precisa, que expressava os mais diversos sentimentos humanos.

Em “A arte de ser feliz”, Cecília Meireles nos mostra que a felicidade não é um estado permanente, mas sim uma conquista diária, que depende da nossa atitude diante da vida. Essa mensagem é muito atual e relevante, especialmente em um mundo cada vez mais competitivo e estressante, que nos faz esquecer o que realmente importa.

Ao ler a obra de Cecília Meireles, somos convidados a refletir sobre a nossa própria existência e a encontrar um sentido mais profundo para a vida. Suas palavras nos inspiram a sermos mais humanos, mais sensíveis e mais conscientes do nosso papel no mundo. Por isso, a obra de Cecília Meireles é tão importante e deve ser valorizada por todos aqueles que buscam a felicidade e a realização pessoal.

Conclusão

O poema “A arte de ser feliz” de Cecília Meireles é uma obra que nos convida a refletir sobre a felicidade e a forma como podemos alcançá-la. Através de uma linguagem simples e direta, a poetisa nos mostra que a felicidade é uma conquista diária, que depende da nossa atitude diante da vida.

Para sermos felizes, devemos olhar sempre para o alto, viver intensamente o momento presente, dar valor às coisas simples da vida, perdoar as pessoas e amá-las. Essas são lições preciosas que podemos aplicar em nossas vidas e que nos ajudarão a encontrar um sentido mais profundo para a existência.

Por isso, a obra de Cecília Meireles é tão importante e deve ser valorizada por todos aqueles que buscam a felicidade e a realização pessoal.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal do poema “A arte de ser feliz”?

Related video of a arte de ser feliz cecilia meireles

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait