2 5 Dimetil Hexa 1 3 Dieno

Reza July 4, 2021
2 Etil 5 Metil 3 Heksuna

Introdução

A química orgânica é a ciência que estuda os compostos de carbono, suas propriedades, estruturas e reatividades. Dentre os compostos orgânicos, um grupo muito importante são os hidrocarbonetos, que são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio. O 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno é um hidrocarboneto que faz parte da família dos dienos, compostos que possuem duas ligações duplas.

Composição e Estrutura

O 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno é um composto orgânico que possui seis átomos de carbono e doze átomos de hidrogênio em sua molécula. Seu nome indica que ele possui duas ramificações metil (CH3) nos carbonos 2 e 5 e duas ligações duplas entre os carbonos 1 e 3. Sua fórmula molecular é C8H12. A estrutura do 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno pode ser representada por meio de fórmulas estruturais, que mostram as ligações entre os átomos, ou por meio de modelos espaciais, que mostram a disposição tridimensional dos átomos na molécula. Na figura abaixo, é possível ver a fórmula estrutural e o modelo espacial do 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno: Fórmula estrutural e modelo espacial do 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno

Propriedades Físicas

As propriedades físicas dos compostos orgânicos estão diretamente relacionadas às suas estruturas moleculares. O 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno é um líquido incolor, com ponto de ebulição de 95°C e densidade de 0,80 g/cm3. Sua solubilidade em água é baixa, mas ele é miscível em solventes orgânicos como o etanol e o éter.

Propriedades Químicas

As ligações duplas presentes no 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno são insaturadas e, portanto, reativas. Essas ligações podem sofrer adições eletrofílicas, ou seja, podem reagir com substâncias que possuem um elétron deficiente, como os ácidos halogenídricos (HCl, HBr, HI) e o ácido sulfúrico concentrado (H2SO4). As reações de adição são importantes para a síntese de compostos orgânicos mais complexos a partir de precursores simples. Outra reação importante do 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno é a isomerização, que consiste em mudar a posição das ligações duplas na molécula. A isomerização pode ser feita por meio de tratamento com ácidos ou com catalisadores metálicos.

Uso e Aplicações

O 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno não é um composto que tenha aplicações diretas na indústria ou na vida cotidiana. No entanto, ele é um composto importante na síntese de outros compostos orgânicos, como o ácido tereftálico, que é utilizado na produção de poliésteres e plásticos.

Conclusão

O 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno é um composto orgânico que faz parte da família dos dienos e possui duas ramificações metil e duas ligações duplas entre os carbonos 1 e 3. Suas propriedades físicas e químicas são determinadas por sua estrutura molecular e ele é um composto importante na síntese de outros compostos orgânicos.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Quais são as ramificações presentes no 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno?

O 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno possui duas ramificações metil, nas posições 2 e 5.

2. Qual é a fórmula molecular do 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno?

A fórmula molecular do 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno é C8H12.

3. Onde o 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno é utilizado?

O 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno não é utilizado diretamente na indústria ou na vida cotidiana, mas é importante na síntese de outros compostos orgânicos, como o ácido tereftálico, que é utilizado na produção de poliésteres e plásticos.

Related video of 2 5 dimetil hexa 1 3 dieno

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait