2 3 Dimetil Pent 1 Eno

Reza January 24, 2023
Estructura de 3Etil 2,3 dimetil pentano Brainly.lat

O que é 2 3 dimetil pent 1 eno?

2 3 dimetil pent 1 eno é um composto orgânico que pertence à família dos hidrocarbonetos. É um alceno, também conhecido como olefina, que possui uma ligação dupla entre o segundo e o terceiro carbono da cadeia principal. O nome indica que a molécula contém dois grupos metil (CH3) ligados aos átomos de carbono 2 e 3, e que a cadeia principal tem cinco átomos de carbono.

Como é feita a nomenclatura do 2 3 dimetil pent 1 eno?

A nomenclatura do 2 3 dimetil pent 1 eno segue as regras da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). A cadeia principal é formada por cinco átomos de carbono, o que faz com que o nome comece com o prefixo “pent”. A ligação dupla entre os átomos de carbono 2 e 3 é indicada pelo sufixo “eno”. Os grupos metil, localizados nos átomos de carbono 2 e 3, são indicados pelos prefixos “dimetil”. Portanto, o nome completo do composto é 2,3-dimetilpent-1-eno.

Quais são as propriedades físicas do 2 3 dimetil pent 1 eno?

O 2 3 dimetil pent 1 eno é um líquido incolor com um odor adocicado. Sua densidade é de 0,74 g/cm³ e seu ponto de ebulição é de 39-41 °C. O composto é pouco solúvel em água, mas é miscível em solventes orgânicos como o etanol e o éter.

Quais são as aplicações do 2 3 dimetil pent 1 eno?

O 2 3 dimetil pent 1 eno é utilizado principalmente como intermediário químico na produção de outros compostos orgânicos. É usado na síntese de produtos farmacêuticos, como anti-inflamatórios e antifúngicos, e na fabricação de produtos químicos para a indústria alimentícia e de cosméticos. Também é empregado na produção de polímeros, como o polietileno de baixa densidade.

Quais são os riscos associados ao 2 3 dimetil pent 1 eno?

O 2 3 dimetil pent 1 eno pode ser inflamável e tóxico se ingerido, inalado ou em contato com a pele. Pode causar irritação nos olhos, na pele e no trato respiratório, e pode ser um irritante para o sistema nervoso central. O uso inadequado do composto pode levar a danos à saúde e ao meio ambiente.

Conclusão

O 2 3 dimetil pent 1 eno é um composto orgânico importante na produção de produtos químicos e farmacêuticos. Sua nomenclatura segue as regras da IUPAC e suas propriedades físicas incluem um odor adocicado e baixa solubilidade em água. No entanto, o composto também apresenta riscos para a saúde e o meio ambiente se utilizado inadequadamente.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O que é um alceno?

Um alceno, também conhecido como olefina, é um composto orgânico que possui pelo menos uma ligação dupla entre dois átomos de carbono em sua cadeia principal.

2. Como o 2 3 dimetil pent 1 eno é utilizado na indústria alimentícia?

O 2 3 dimetil pent 1 eno é utilizado na produção de flavorizantes e fragrâncias que são utilizados em alimentos e bebidas.

3. Como o 2 3 dimetil pent 1 eno é produzido?

O 2 3 dimetil pent 1 eno é produzido a partir da reação de um alceno com um ácido sulfúrico concentrado em presença de um catalisador.

Related video of 2 3 dimetil pent 1 eno

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait